O Santuário de Fátima acolheu 7 milhões de peregrinos em 2018, segundo dados apresentados na última semana durante o 41º Encontro de Hoteleiros.

De acordo com o site do Santuário, a média registrada de peregrinos entre 2012 e 2018 – excetuando-se o ano do centenário das aparições, 2017 – oscilava entre 5,5 milhões e 6,5 milhões. A exceção foi o ano de 2012, com 6,8 milhões de peregrinos em Fátima.

Com relação aos grupos organizados que passaram pela Cova da Iria no ano passado, foi registrado um total de 4387, dos quais 2785 grupos estrangeiros e 1602 grupos portugueses, com 679.577 peregrinos, oriundos de 79 países.

Os dados apresentados pelo Santuário destacaram ainda que, da Ásia, foram 481 peregrinações organizadas, com origem na Coreia do Sul, Filipinas, Índia e Indonésia, ressaltando- a China, que em 2018 levou a Fátima 31 grupos.

Esta tendência tem sido acompanhada pelo Santuário que nas duas grandes peregrinações de maio e de outubro de 2018 teve como presidentes dois prelados da Ásia: o Bispo Emérito de Hong Kong e o Bispo de Hiroshima.

Segundo o Santuário, trata-se de “uma tendência que se irá manter com o Cardeal da Manila, Dom Antônio Luis Tagle, a presidir à peregrinação de maio deste ano”.

Outros países asiáticos apontados como importantes na peregrinação a Fátima fora Malásia, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Vietnã e Japão.

Quanto aos meses quando costumam ocorrer o maior número de peregrinações à Cova da Iria, o Santuário ressalta uma diferença entre o comportamento dos peregrinos portugueses e dos  estrangeiros.

De acordo com os dados, 57% dos grupos estrangeiros visitam Fátima em outubro, abril, setembro e maio, enquanto que os grupos portugueses ainda preferem maio, outubro, junho e setembro. Dos grupos organizados, sobretudo pelas dioceses, 58% dos portugueses visitam o santuário nestes meses.

Em relação aos espaços do Santuário, q Capelinha das Aparições acolheu 2,9 milhões de peregrinos; o Recinto de Oração, 2,4 milhões de peregrinos; a Basílica da Santíssima Trindade, 1,1 milhão de peregrinos; e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, 280.673 peregrinos.

As casas dos pastorinhos em Aljustrel também continuam a ser lugar de visita: a Casa de São Francisco e Santa Jacinta Marto foi visitada por quase 392 mil peregrinos, enquanto que a Casa de Ir. Lúcia recebeu a visita de pouco mais de 347 mil peregrinos.

A Casa Museu de Aljustrel acolheu 17653 peregrinos. Pela Exposição Temporária “As cores do sol” passaram 225.252 visitantes, enquanto pelo Museu Fátima Luz e Paz passaram 78.862 visitantes.

Confira também: