O Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo ao povo dos Emirados Árabes Unidos, país que visitará de 3 a 5 de fevereiro, uma semana após concluir sua viagem ao Panamá para participar da Jornada Mundial da Juventude.

"Estou feliz em poder visitar daqui a poucos dias o seu país, terra que busca ser um modelo de convivência, de fraternidade humana e de encontro entre diferentes civilizações e culturas, onde muitas pessoas encontram um lugar seguro para trabalhar e viver livremente no respeito da diversidade", diz o Santo Padre em sua mensagem.

Depois de expressar sua alegria em "encontrar um povo que vive o presente com o olhar voltado para o futuro", o Pontífice agradeceu o convite feito a ele pelo Sheikh Mohammed bin Zayed bin Sultan Al Nahyan para participar no encontro inter-religioso sobre o tema "Fraternidade humana”.

Também agradeceu ao imã de Al-Azhar, Dr. Ahmed Al-Tayeb, "e aqueles que colaboraram na preparação do encontro, pela coragem e a vontade de afirmar que a fé em Deus une e não divide, aproxima em meio às diferenças, afasta da hostilidade e aversão ".

No final, o Papa disse que os Emirados Árabes Unidos são "uma terra de prosperidade e paz, uma terra de sol e harmonia, uma terra de convivência e de encontro. Muito obrigado e até breve. Rezem por mim".

O Papa Francisco chegará a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, na noite do domingo, 3 de fevereiro. Suas atividades começarão na segunda-feira, 4, com a cerimônia de boas-vindas no palácio presidencial e a visita ao príncipe herdeiro; em seguida, irá se reunir com os membros do conselho muçulmano de anciãos e, logo após, participará do encontro inter-religioso no Founder´s Memorial.

Na terça-feira, 5, o Papa fará uma visita privada à Catedral de Abu Dhabi e celebrará uma Missa no Zayed Sports City. Ao meio-dia, será a cerimônia de despedida o seu regresso a Roma, onde chegará às 17h (hora local).

Após a viagem aos Emirados Árabes Unidos, o próximo destino do Santo Padre será Marrocos, país africano que visitará nos dias 30 e 31 de março.

Confira também: