A Vigília e a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) terão um belíssimo painel em estilo vitral feito por panamenhos.

Este painel mostra uma barca com cinco jovens navegando em direção a Jesus no meio do mar cheio de peixes e no fundo a Virgem comovida com o encontro.

O painel mede 8,5 metros de largura por 10 metros de altura. Começou a ser pintado no final de outubro de 2018. As 152 partes que o compõem começaram a ser pintadas com acrílico no final de outubro de 2018. Foram usados 60 litros de tinta.

O painel se chama "Os jovens corajosos vão contracorrente" e quer expressar a chegada dos peregrinos de todos os países ao Panamá.

Rolando Domingo idealizou o projeto seguindo as orientações do Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa. A ilustração foi feita por Alberto Weand Ortíz e Iván Delgado, professor, pintor e escultor que guiou os artistas para dar vida ao painel que fala de amor, esperança e fé.

"O barco navegando em um mar agitado com abundância de peixes é a vida de cada um de nós, navegar deixando marca, mas navegar buscando sempre uma meta boa para todo mundo", disse Delgado no seguinte vídeo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Iván Delgado (@ivandelgadoarte) em

Uma das participantes foi Maria Teresa Rodriguez Remón, que apesar de estar nos últimos meses de gravidez, quis participar "de qualquer jeito" na obra. "Eu não pude ajudá-los até o final, mas fiz parte do começo desta grande oportunidade", "foi como deixar uma marca na história do país", assegurou.

Rodríguez disse ao Grupo ACI que se lembra com muita emoção e carinho da JMJ que participou no Brasil e considera que o encontro em seu país é "uma oportunidade imensa não só para compartilhar com outros jovens, mas para encontrar Cristo através do próximo".

"Não importa o idioma, raça ou condição social, neste evento, somos todos iguais e estamos aqui com o mesmo propósito, para encontrar com Deus e conosco mesmos por meio da fé", disse.

Confira também: