O Papa Francisco enviou seus pêsames pela morte do Cardeal Fernando Sebastián, Arcebispo Emérito de Pamplona e Tudela (Espanha), que faleceu na quinta-feira, 24 de janeiro, depois de sofrer um acidente vascular cerebral.

"Tendo recebido a triste notícia" da morte do Cardeal Sebastián, o Papa Francisco enviou um telegrama ao atual Arcebispo de Pamplona e Tudela, Dom Francisco Pérez, no qual pediu que transmita "aos seus familiares, aos seus irmãos missionários Claretianos, aos sacerdotes e fiéis daquela arquidiocese seus pêsames e sua proximidade paternal".

Além disso, expressou que recorda "com gratidão os abundantes frutos de seu serviço à Igreja na Espanha, tanto no seio da Conferência Episcopal como nas dioceses de León, Granada, Pamplona e Tudela, Málaga e Logroño".

Também destacou no telegrama "o seu trabalho frutífero como docente e reitor da Universidade Pontifícia de Salamanca" e assegurou que "oferece orações pelo eterno descanso" e "concede com afeto a bênção apostólica como sinal de fé e esperança em Cristo ressuscitado".

O Cardeal Fernando Sebastián, Arcebispo Emérito de Pamplona e Tudela, faleceu no dia 24 de janeiro, após ser internado em um hospital em Málaga (Espanha) na terça-feira, 22, tendo sofrido um acidente vascular cerebral. Morava na Diocese de Málaga desde a sua renúncia por motivos de idade em 2007.

Dom Sebastián foi o primeiro cardeal espanhol a ser nomeado pelo Papa Francisco. O Papa Bento XVI aceitou sua renúncia como bispo por motivos de idade em 2007 e, desde então, permaneceu morando na Diocese de Málaga, onde continuou formando leigos, religiosos, seminaristas e sacerdotes mediante os centros teológicos da Diocese e através de numerosas conferências.

Conforme informou a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), em um comunicado, a Missa do funeral será realizada na Catedral da Encarnação da Diocese de Málaga, no sábado, 26 de janeiro, ao meio-dia (hora local). O enterro acontecerá na capela do Santíssimo Sacramento desta igreja catedral.

A diocese de Pamplona e Tudela, da qual foi Arcebispo entre 1993 e 2007, também celebrará uma Eucaristia em sua memória.

Confira também: