Um golpe deixou centenas de peregrinos mexicanos com um pé fora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019, no entanto, a ação da Igreja local ajudou os jovens a finalmente poderem participar do encontro internacional junto com o Santo Padre.

O fato ocorreu quando cerca de 430 peregrinos de aproximadamente 14 dioceses no México caíram na fraude de uma falsa emissora de rádio católica.

Durante meses, ofereceram aos peregrinos pacotes especiais para viajar ao Panamá em janeiro deste ano. O sonho durou até poucos dias antes da JMJ, quando os jovens primeiros chegaram ao aeroporto Benito Juárez, na Cidade do México, e descobriram que suas passagens nunca existiram.

O contato que tiveram com os representantes da falsa rádio se rompeu e nunca mais atenderam ao telefone.

"Nervoso, estresse, frustração", esses foram os sentimentos dos peregrinos quando descobriram que caíram em uma fraude.

Eles indicaram que os golpistas ofereceram "pacotes acessíveis e muito atraentes" que levaram os jovens diretamente a uma cilada.

No meio da crise de emoções e desesperança, a Igreja no México se fez presente para ajudá-los e os bispos tomaram providências para que os jovens pudessem viajar ao Panamá com custos acessíveis.

Assim, aproximadamente 250 dos peregrinos afetados finalmente chegaram à Jornada Mundial da Juventude.

A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) não oficializou o nível de ajuda que deu aos jovens para a viagem, mas uma publicação em sua conta no Twitter sugere as etapas e a ajuda recebida.

"Agradecemos pelo apoio que a Aeromexico deu aos jovens que foram para a JMJ que está sendo realizada no Panamá", escreveu a CEM.

Além disso, o Episcopado levou o caso contra os golpistas ao Ministério Público no México.

Para os jovens que hoje estão no Panamá celebrando a JMJ, "há esperança de que a justiça seja feita".

Confira também: