O ex-jogador argentino Gerardo Daniel "Tata" Martino, novo técnico da seleção mexicana de futebol, recebeu a bênção de um sacerdote em 7 de janeiro.

Foi Pe. David Jasso, que chegou a ser diretor do clube de futebol Monterrey, do México, mas deixou tudo para se dedicar ao sacerdócio e agora exerce o seu ministério na Arquidiocese de Monterrey.

Em entrevista ao Grupo ACI, Pe. Jasso explicou que sua reunião com o novo treinador da seleção mexicana foi "um pouco casual", no âmbito de sua passagem pela Cidade do México para participar da reunião de vigários de pastoral convocada pela Conferência do Episcopado Mexicano.

O sacerdote aproveitou a estadia na cidade para visitar seu amigo Miguel "el Piojo" Herrera, ex-técnico da seleção mexicana e atual diretor técnico do clube América, campeão da Liga MX 2018.

"Por coincidência, o América estava treinando no Centro de Alto Rendimento da Federação Mexicana, onde a seleção normalmente treina. Fui ver o treinamento e, para a minha surpresa, o Tata Martino estava lá e saiu do escritório por um momento para ver o treino".

O sacerdote lembrou que conheceu Martino anos atrás, "quando trabalhei como gerente esportivo no clube de futebol Monterrey".

Naquele momento, disse, “voltei a me apresentar, obviamente agora como sacerdote. Abraçamo-nos e conversamos um pouco sobre futebol".

"Eu disse para ele brincando: ‘Eu estou bem pela direita..., mas agora, a direita da minha mão para abençoá-lo’, e lhe ofereci a minha bênção".

Disse que o novo treinador da seleção mexicana "aceitou os bons votos e a bênção".

Pe. Jasso destacou que "Deus quer a nossa alegria e o futebol dá muitas alegrias a este país, como um fenômeno social. Somos chamados a dar o melhor de nós mesmos e espero que o Tata Martino, sua equipe técnica e os jogadores convocados deem o melhor de si mesmos para o bem da seleção mexicana e obviamente para alegria do país".

O sacerdote ressaltou que "o futebol, como qualquer esporte, é um caminho de santidade na vida cotidiana".

"A Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco, convida-nos precisamente a descobrir como até mesmo a senhora que suporta uma fofoca ou um senhor no caminho ao trabalho em uma sociedade como a nossa, também se santificam ao tolerar, suportar" .

"Quem se esforça jogando, obedece as regras, respeita a autoridade do árbitro, toca a bola para que outro em melhor posição faça o gol, claramente está deixando de ser ele mesmo para ser comunidade. E obviamente o futebol é um caminho para a santidade", assinalou.

Pe. Jasso lembrou que "a FIFA é 'Federação Internacional de Futebol Associação’. Não se joga futebol sozinho, se joga em equipe e a equipe é a melhor representação da comunidade e o campo é a melhor representação da vida”.

Confira também: