O papamóvel que o Papa Francisco usará durante sua visita ao Panamá, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2019 (JMJ), foi apresentado no domingo, 6 de janeiro, na Cinta Costera, em um evento no qual participaram o Arcebispo Dom José Domingo Ulloa e o presidente Juan Carlos Varela.

O vice-ministro da Segurança e chefe da Diretoria Executiva de Apoio ao Comitê Organizador Local, Omar Pinzón, e dezenas de jovens também participaram do evento.

O papamóvel é uma caminhonete Ford Ranger XLT, cabine dupla, câmbio automático, com todas as especificações solicitadas pelo Vaticano para manter a segurança e comodidade do Santo Padre.

O veículo foi projetado no Panamá com a contribuição de duas empresas, a Distribuidora David, que doou o carro, e a Tri-Star Centroamérica, encarregada do projeto e confecção.

Ana Victoria Taboada e Edwin Chaverra lideraram a equipe de jovens que trabalhou no projeto e montagem deste veículo. Eles destacaram que pegaram referências de outros papamóveis, redesenhando e aprimorando cada detalhe para assim cumprir com os requisitos.

Tem escada rolante, cadeira giratória 360º, tapete vermelho, barras para apoio e sustentabilidade do Papa enquanto estiver de pé, e uma janela na parte traseira da cabine principal para o Pontífice ter uma melhor comunicação com o motorista.

Durante a apresentação, o Bispo Ulloa disse que a JMJ "é uma festa para todos, então nenhum panamenho pode se sentir excluído". Ele também agradeceu a contribuição das empresas encarregadas da montagem do papamóvel panamenho.

Por sua parte, o presidente Varela disse que a JMJ é um "evento histórico para todos os panamenhos" e convidou a "desfrutá-la". Disse que o país está pronto para receber milhares de peregrinos de 160 países e anunciou que na quinta-feira, 17 de janeiro, inaugurará a Linha 2 do Metrô, que funcionará durante o evento mundial.

Também foi relatado que para facilitar o deslocamento e as movimentações logísticas durante a estadia do Santo Padre no Panamá, a Igreja na Colômbia emprestou o papamóvel usado durante a viagem apostólica de Francisco a este país.

Indicaram que o veículo foi oferecido como apoio ao deslocamento do Pontífice.

Confira também: