Em plena atmosfera festiva do Natal "pode ​​soar estranho recordar a memória de Santo Estevão, mas na realidade não deve ser assim, porque o “Menino Jesus é o Filho de Deus feito homem, que salvará a humanidade morrendo na cruz”, recordou o Papa no habitual Ângelus de 26 de dezembro, a festa do protomártir Santo Estêvão.

Santo Estêvão - explicou o Papa Francisco - foi o primeiro a seguir os passos do divino Mestre com o martírio; Ele morreu como Jesus confiando sua vida a Deus e perdoando seus perseguidores. A atitude de Estevâo que imita fielmente o gesto de Jesus é um convite a cada um de nós para aceitar com fé, da mão do Senhor o que a vida tem para nós de positivo e também de negativo ".

"Nossa existência - acrescentou o Pontífice - é marcada não apenas por circunstâncias felizes, mas também por momentos de dificuldade e perda. Mas confiar em Deus nos ajuda a aceitar os momentos difíceis e a vivê-los como uma oportunidade para o crescimento da fé e a construção de novos relacionamentos com nossos irmãos. Trata-se de nos abandonarmos nas mãos do Senhor, que sabemos que é um Pai rico em bondade para com seus filhos".

Santo Estêvão imita Jesus crucificado também com perdão. "Não amaldiçoa seus perseguidores, mas ora por eles. Somos chamados a aprender com ele a perdoar, sempre, e não é fácil fazê-lo, todos nós sabemos: o perdão amplia o coração, gera partilha, dá serenidade e paz”, acrescentou.

“Estevão nos mostra o caminho a percorrer nas relações interpessoais: a lógica do perdão e da misericórdia vence abrindo horizontes de esperança. Mas o perdão é cultivado com a oração, que nos permite manter nossos olhos fixos em Jesus, e foi da oração que ele recebeu a força para sofrer o martírio. Devemos pedir com insistência o Espírito Santo para que derrame sobre nós o dom da fortaleza que cura nossos medos, nossas fraquezas, nossa mesquinhez e amplia o coração para perdoar sempre", finalizou o Santo Padre.

Depois do Ângelus o Papa renovou seus melhores votos para que a festividade do Natal "possa ​​inspirar atitudes de fraternidade e partilha em nossas famílias e comunidades."

Confira: