No Panamá, durante a Jornada Mundial da Juventude, haverá uma presença especial entre os milhares de jovens de todo o mundo, trata-se da imagem original de Nossa Senhora de Fátima, que pela primeira vez desde 2000 sairá de Portugal. Talvez esta seja a conexão ideal para apresentar ao mundo a próxima Jornada Mundial da Juventude, que em 2022 poderia ser em Lisboa, Portugal.

O anúncio oficial ainda não foi dado e tudo é mantido, evidentemente, no mais absoluto segredo. Mas os portugueses e a imprensa espanhola parecem ter antecipado a novidade.

Na verdade, há algumas indicações significativas de que a Jornada Mundial da Juventude voltaria à Europa em sua edição de 2022, mais especificamente à capital portuguesa.

No Panamá, estará presente o Cardeal Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, e já estão confirmados bispos portugueses e junto deles um grupo de jovens que, segundo os últimos rumores em Portugal e Espanha, estariam prontos para receber dos panamenhos a Cruz da Jornada Mundial da Juventude, no que agora é uma entrega tradicional. Embora a presença dos bispos não seja estranha, certamente não é o caso da já anunciada confirmação do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa no evento.

Não só isso. É uma tradição não escrita que o continente europeu se alterna com outro continente na celebração da Jornada Mundial da Juventude. Assim, após a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, em 2016, chegou ao Panamá em 2019 e, em 2022, segundo este revezamento, deveria voltar à Europa. Em seguida, será a vez de outro continente, e é possível que poderia acontecer na Ásia, talvez em Seul, onde o Papa Francisco já fez uma espécie de ensaio geral dando início às Jornadas da juventude coreana que ocorreram durante sua viagem apostólica à Coreia do Sul em 2014.

O Cardeal Clemente fez oficial da candidatura de Lisboa em 2017, durante a viagem Papa Francisco a Fátima para o centenário das aparições e a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Fátima também havia sido proposta para a Jornada Mundial da Juventude, precisamente por ocasião do centenário das aparições, mas uma inquietude surgiu de imediato e referia-se à possível falta de infraestrutura na localidade que abriga o Santuário Mariano para um evento destas proporções.

Lisboa, por outro lado, há muito tempo é considerada uma possível candidata, tanto que em 2015 um funcionário do Dicastério de Laicato, Família e Vida visitou a cidade, avaliando as possibilidades também com base nas anteriores. Lisboa, na verdade, já sediou grandes eventos como a Expo em 1998 e acolheu duas visitas papais: Bento XVI esteve na cidade em 2010 e João Paulo II em 2000.

Embora nada seja ainda oficial, certamente as últimas notícias levantam fortes suspeitas sobre a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude. Ainda é muito cedo para detalhes, bem como supor qual será o itinerário a ser realizado pela cruz da Jornada Mundial da Juventude. Caso se confirme a candidatura de Lisboa, seria de esperar-se que a cruz visite as dioceses de Portugal, mas não poderia descartar-se uma passada por outros países europeus, como a vizinha Espanha, que já sediou a JMJ em duas ocasiões.

O que se sabe é que a confirmação da escolha de Lisboa não virá até o último dia da Jornada Mundial da Juventude, quando o Papa Francisco anuncia o nome da cidade escolhida. À altura do anúncio, estará presente no altar da missa final da JMJ 2019 a estátua original de Nossa Senhora de Fátima, criada segundo as instruções da Irmã Lúcia e coroada em 1947. A estátua já peregrinou por mais de 64 países, mas nos anos recentes, por decisão da reitoria do Santuário, a imagem fica permanentemente no recinto onde ocorreram as aparições em 1917 e recebe a visita de milhões de peregrinos todos os anos.

A peregrinação da imagem ao Panamá é, portanto, uma exceção, que o padre Carlos Cabecinhas, reitor do santuário, justificou enfatizando a importância global do evento, tanto pela devoção dos panamenhos a Nossa Senhora de Fátima, como pelo elo do evento com São João Paulo II. Foi o Papa polonês quem inventou as Jornadas Mundiais da Juventude e era um grande devoto de Nossa Senhora de Fátima. De fato, na coroa da estátua também está incrustrada a bala que atingiu São João Paulo II no ataque do qual foi vítima em 1981 na Praça de São Pedro, precisamente no dia 13 de maio, data em a que Igreja recorda no seu calendário a aparição de Nossa Senhora de Fátima.

A Jornada Mundial da Juventude no Panamá será realizada de 22 a 27 janeiro de 2019. A imagem da Virgem vai chegar ao Panamá no dia 21 de janeiro às 17h15 e permanecerá nesta emblemática cidade da América Central até o dia 29 de janeiro. Durante a sua estadia no Panamá, será inicialmente alojada na igreja de Lourdes e lá deve permanecer até ser levada na terça-feira, 22 de janeiro ao Parque do Perdão, na capela do Santíssimo Sacramento, sob a vigilância das irmãs da congregação fundada por Santa Madre Teresa de Calcutá, as Missionárias da Caridade.

No parque serão realizados vários momentos relacionados ao programa da JMJ, começando pela Missa de abertura na terça-feira. A imagem também estará presente no sábado e na madrugada de domingo na vigília (durante a qual o Rosário será recitado) e na Missa dominical da manhã do 27 de janeiro, quando o Santo Padre encerrará oficialmente a edição do Panamá e anunciará a sede da Jornada de 2022.

Nota do Editor: Artigo escrito por Andrea Gagliarducci, publicado em ACI Stampa em italiano, traduzido e adaptado por Rafael Tavares em 11/12/2018. 

Confira também: