O Exército israelense ocupou cerca de 25 hectares que pertencem à Igreja Católica no território palestino da Cisjordânia, ocupada por Israel, para construir um quartel militar.

Segundo a agência vaticana Fides, este local pertence às Pontifícias Obras Missionárias, o proprietário legítimo do terreno é o Patriarcado Latino de Jerusalém. Estas terras estariam entre os locais palestinos Tayasir e Bardala, localizadas ao norte do Vale do Jordão.

O Patriarcado confirmou a subtração de terras em um comunicado divulgado na quarta-feira, 28 de novembro. Embora não tenham anunciado no texto medidas concretas contra a ação do Exército, indicaram que o assunto seria tratado da maneira mais conveniente possível a fim de evitar danos maiores.

Do mesmo modo, a maior autoridade islâmica na Palestina, o Grande Mufti de Jerusalém, Mohammed Ahmad Husayn, também denunciou a ocupação das terras do Patriarcado Latino de Jerusalém pelos militares israelenses.

Disse que isso faz parte da estratégia do Estado de Israel de subtração de terras palestinas para a expansão dos assentamentos israelenses.

Confira também: