O Papa Francisco realizou uma visita privada à exposição "Peregrinação da Arte Russa. De Dionysius a Malevich", na manhã de terça-feira, 27 de novembro, por 40 minutos.

O Santo Padre foi acompanhado pela diretora dos Museu do Vaticano, Barbara Jatta, pelo governador do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello, e pela diretora da Galeria Tretyakov, Zelfira Tregulova.

Esta iniciativa artística é organizada pelos Museus do Vaticano, pela Galeria Nacional Tretyakov e pelo Ministério da Cultura da Federação Russa e está localizada no ‘Braccio di Carlo Magno’, galeria que liga a Colunata de Bernini na Praça de São Pedro com a basílica vaticana.

O objetivo principal desta colaboração entre ambas as instituições culturais, segundo informou a Santa Sé, é "apresentar a mensagem cultural e espiritual da arte russa no coração do mundo cristão ocidental. Neste sentido, a escolha de ‘Braccio di Carlo Magno’ como um lugar de exposição é significativo, porque este ambiente majestoso une a Colunata de Bernini com a Basílica de São Pedro, sancta sanctorum da espiritualidade, da arte e da história europeia", segundo informou a Santa Sé.

São cerca de 54 obras de arte que "estão inseridas em um percurso de exibição simples e elegante, projetado de tal modo que permita seguir a majestosa arquitetura de Bernini destacando a sua solenidade".

A exposição é gratuita e estará disponível até 16 de fevereiro de 2019.

Confira também: