Na segunda-feira, 26 de novembro, o movimento Schöenstatt confirmou a volta ao Chile do ex-bispo Francisco José Cox, expulso do estado clerical em outubro pelo Papa Francisco após demonstrarem "atos evidentes de abusos a menores".

Cox, que reside desde 2002 em Vallendar (Alemanha), deverá voltar ao Chile nos próximos meses para enfrentar a justiça civil devido às acusações de abuso sexual contra ele.

Cox foi Arcebispo Emérito de La Serena e atualmente tem 84 anos. Está sob os cuidados do Instituto Secular dos Padres de Schöenstatt, a pedido da Congregação para a Doutrina da Fé.

A volta de Cox foi confirmada pelo porta-voz da congregação, Patrick Moore, que também informou sobre o estado de saúde delicado do acusado, que sofre de diabetes, câncer de próstata controlado e demência senil.

"Ele realizou seus exames, são 42 páginas de relatórios bastante exaustivos. Apesar de ter muitas doenças, o médico disse que pode viajar ao Chile e, portanto, nós também decidimos trazê-lo de volta ao país para colocá-lo à disposição da justiça e para o que for necessário", disse Moore ao jornal ‘El Día’.

Além disso, explicou que “o exame evidencia que ele tem uma síndrome de demência senil. Impedimentos não, mas não sei se poderá ajudar muito, mas não é um impedimento, ele pode ser perfeitamente interrogado".

A viagem de volta de Cox pode ocorrer em janeiro ou fevereiro de 2019, após uma microcirurgia cerebral. Espera-se que o faça acompanhado por razões de saúde.

Confira também: