Neste mês de novembro, a Comunidade Católica Shalom deu início a uma exposição permanente de relíquias de santos, no Centro de evangelização Shalom da Paz, em Fortaleza, atendendo a uma demanda dos próprios fiéis.

“São quase trezentas relíquias de primeiro grau expostas”, explicou Padre Antonio Furtado, responsável pela exposição e consagrado na Comunidade Católica Shalom .

Segundo ele, no “ano passado, três mil pessoas prestigiaram a exposição e quando encerrada houve muitos pedidos para que ela continuasse”. “Por isso, criamos uma estrutura de altares fixos para acolher esta amostra, o que a tornará permanente”, declarou.

As relíquias são restos mortais de um santo, fragmentos de osso, algum órgão ou objetos que foram usados por estes homens e mulheres, aos quais os católicos prestam reverência e os têm como exemplos de santidade desde os inícios do cristianismo.

A exposição contará com relíquias de santos aclamados na Igreja como Santo Agostinho, século IV, São Francisco e Santo Antônio, século XII, além de santos jovens, mártires, santos Papas, místicos e das diversas Congregações Religiosas, como capuchinhos, passionistas, vicentinos, camilianos, agostinianos, entre outros.

No altar principal, o destaque ficará a cargo das relíquias de primeiro grau de São João Paulo II e Santa Faustina de Kowalska e, ao centro, um fragmento da relíquia da Santa Cruz, encontrada por Santa Helena nos primórdios da fé cristã.

Trata-se, indicou o organizador, de “uma exposição única no país”.

A Exposição Relíquia dos Santos funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h, e também aos sábados e domingos, das 15h às 20h, com entrada gratuita. Fica localizada na Rua Maria Tomásia, número 72, bairro Aldeota.

De acordo com Pe. Furtado, o espaço também estará aberto para grupos, movimentos e pastorais que desejarem agendar e marcar um momento de oração no local.

Além da exposição de relíquias que passa a ser permanente, outra novidade anunciada pela Comunidade Shalom é o lançamento do livro “Vida dos Santos – Exposição das Relíquias”, organizado pelo Pe. Antonio Furtado, que conta um pouco da história de cada santo que tem sua relíquia exposta e a classificação de cada fragmento.

Confira também: