Uma escultura de bronze do novo santo de El Salvador, São Óscar Romero, foi inaugurada no sábado em Roma, como parte das celebrações prévias à cerimônia de canonização realizada no domingo, 14 de outubro.

A escultura foi desvelada pelo presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, e pela prefeita de Roma, Virginia Raggi.

Segundo informou Vatican News, a obra foi feita pelo escultor salvadorenho Guillermo Perdomo, que recebeu vários prêmios e reconhecimentos.

Participaram da cerimônia a sobrinha e o irmão do santo, Ana e Tiberio Romero.

Ana Romero disse que “é uma grande emoção saber que teremos um santo em El Salvador e também na família”.

Do mesmo modo, afirmou que o que São Óscar Romero fez na vida “foi viver o Evangelho, viver as Bem-aventuranças” e ensinar que nos tempos difíceis não se deve perder a fé, mas “ir adiante, lutar pela unidade e pela defesa dos mais indefesos”.

O evento de inauguração foi organizado pelas embaixadas de El Salvador ante a Itália e a Santa Sé.

Dom Óscar Romero, Arcebispo de San Salvador, assassinado em 24 de março de 1980 enquanto celebrava a Missa, foi canonizado no domingo junto com Paulo VI, os sacerdotes Francesco Spinelli e Vincenzo Romano, as religiosas Nazaria Ignacia de Santa Teresa de Jesus e Maria Catarina Kasper, e o leigo Nunzio Sulprizio.

A Missa foi presidida pelo Papa Francisco e teve a participação de cerca de 70 mil fiéis.

Em sua homilia, o Pontífice disse que Dom Romero “deixou as seguranças do mundo, incluindo a própria incolumidade, para consumir a vida – como pede o Evangelho – junto dos pobres e do seu povo, com o coração fascinado por Jesus e pelos irmãos”.

Confira também: