Os grupos humanitários da Igreja Católica se uniram aos esforços para apoiar as vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram a ilha de Sulawesi, na Indonésia, na última sexta-feira.

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a ilha por volta das 18h (hora local) do dia 28 de setembro. O sismo desencadeou um tsunami com ondas de seis metros de altura que devastaram cidades costeiras.

O terremoto também causou desmoronamentos e cortes de energia. Ao menos 1.234 pessoas faleceram, há 799 feridos graves, 60 mil deslocados e cerca de 190 mil que precisam de assistência, segundo informou as Nações Unidas.

Catholic Relief Services (CRS), organização de caridade criada pelos bispos dos Estados Unidos, e Scottish Catholic International Aid Fund (SCIAF) proporcionaram fundos e equipes de ajuda para fazer frente à situação de emergência.

Entretanto, CRS informou que tiveram dificuldades para chegar às áreas devastadas devido aos danos causados nos pontos de acesso e infraestruturas.

“Os grupos humanitários estão lutando para que as pessoas cheguem às áreas afetadas. Com o aeroporto danificado, ter acesso a Palu e Dongala é um grande problema. Os que responderam e os grupos de ajuda locais têm que conduzir por terra de 10 a 12 horas”, disse em 30 de setembro Yenni Suryani, diretora de CRS na Indonésia.

“Isso significa um gargalo para suprimentos de socorro nos próximos dias. Os deslizamentos de terra estão dificultando viagens por estradas em alguns lugares. A eletricidade em Palu é muito limitada, mas quase não há eletricidade. Algumas torres de telefones móveis foram reparadas permitindo uma comunicação limitada, mas não é confiável”, acrescentou.

Suryani disse que muitas pessoas continuam presas com vida debaixo dos edifícios e que receberam informações de gritos e luzes, possivelmente de telefones celulares entre os escombros.

As equipes de CRS estão se unindo a organizações locais para atender as necessidades básicas, por exemplo, entregas de lonas, mantas, kits de higiene e esteiras para dormir.

Suryani disse que a falta de água e combustível também é uma preocupação que deve ser abordada.

Scottish Catholic International Aid Fund se associou à Cáritas Indonésia e contribuiu com mais  de 25 mil dólares em doações. O diretor de SCIAF, Alistair Dutton, expressou sua preocupação pela situação e disse que suas orações estão com as vítimas indonésias.

“Estou profundamente preocupado ao ver as notícias de mortes, lesões e destruição depois do terrível tsunami que golpeou a cidade de Palu, na Indonésia. Meus pensamentos e orações estão com aqueles que perderam seus entes queridos”, expressou.

CRS tem anos de experiência em dar respostas aos desastres que ocorrem na Indonésia, que sofre frequentes terremotos e foi devastada pelo tsunami em 2004.

Para colaborar com o trabalho de ajuda humanitária de CRS, pode fazer suas doações AQUI.

Confira também: