Através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Vaticano organizou um evento que começou hoje e terminará amanhã para tratar da crise humanitária na Síria e no Iraque.

Em um comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o evento acontece no auditório João Paulo II da Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma (Itália).

Indicaram que a Santa Sé junto a mais de 50 organismos de caridade católica e dos episcopados, instituições eclesiais e congregações religiosas que trabalham na Síria, Iraque e países próximos, com os núncios apostólicos da Síria, Iraque, Líbano e Turquia.

Explicaram que o objetivo deste encontro é proporcionar um espaço de “reflexão e comunhão fraterna entre as instituições em favor das populações atingidas pela crise humanitária”.

Além disso, serão discutidas as prioridades e os desafios para o futuro nessa região, como o retorno de migrantes e refugiados às comunidades de origem, e farão uma revisão do trabalho realizado até hoje por instituições de caridade católicas.

O Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, também fará um discurso, assim como o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri; e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi.

O Dicastério para o Desenvolvimento do Serviço Humano Integral também apresentará seu “Relatório da pesquisa sobre a resposta das instituições eclesiais à crise humanitária iraquiana e síria 2017-2018”.

A Santa Sé destacou que no dia 14 de setembro está prevista uma audiência com o Papa Francisco no Palácio Apostólico.

No comunicado, destacaram que desde 2014 a Igreja Católica destinou mais de 1 bilhão de dólares em resposta à emergência, alcançando mais de 4 milhões de beneficiários individuais por ano.

Segundo a ONU, atualmente são 13 milhões de pessoas necessitadas de auxílio na Síria e cerca de 9 milhões no Iraque.

Confira também: