O Papa Francisco mencionou quatro elementos no Evangelho necessário para construir um “estilo de vida cristão”. “Amar seus inimigos, fazer o bem àqueles que vos odeiam, abençoar aqueles que vos amaldiçoam, rezar por aqueles que vos tratam mal”.

O Santo Padre disse durante a Missa celebrada na Casa Santa Marta na manhã de hoje, que “este é o estilo cristão, este é o modo de vida cristão. Mas se eu não fizer essas quatro coisas? Sim, você é um cristão porque recebeu o Batismo, mas não vive como um cristão. Vive  como um pagão, com o espírito do mundanismo”.

Em sua homilia, o Pontífice destacou que os cristãos nunca devem entrar "nos mexericos" ou “na lógica dos insultos”, o que gera apenas “guerra”, mas encontrar sempre o tempo de “rezar pelas pessoas incômodas”.

Segundo Francisco, a coisa mais fácil seria “falar mal dos inimigos ou daqueles que são de um partido diferente”, mas esta não é a lógica cristã.

“Somente os misericordiosos se assemelham a Deus Pai. "Seja misericordioso, como vosso pai é misericordioso". Este é o caminho, o caminho que vai contra o espírito do mundo, que pensa o contrário, que não acusa os outros”.

Advertiu que “quando entro nesta lógica de acusar, amaldiçoar, procurar fazer mal ao outro,  entro na lógica do grande acusador que é destruidor: Satanás”. Nesse sentido, assinalou que Satanás “é o grande acusador, aquele que sempre vai nos acusar diante de Deus, para nos destruir”.

Portanto, o Santo Padre destacou: “Quem não conhece a palavra ‘misericórdia’, não conhece, nunca a viveu”.

Leitura comentada pelo Papa Francisco:

Lucas 6, 27-38

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;

Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;

E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.

E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Mais em

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Confira também: