Uma pintora amadora restaurou em Astúrias (na Espanha) três imagens de madeira dos séculos XV e XVI obtendo um resultado no mínimo "surpreendedor" e que não agradou as autoridades do Patrimônio histórico espanhol que consideram a obra como uma "vingança" da artista e não uma restauração.

Maria Luisa Menéndez, pintora amadora da cidade de Rañadoiro na província de Asturias (Espanha) "restaurou" três imagens do final do século XV e XVI que estão no ermita do povoado.

"Eu não sou profissional, mas as imagens estavam simplesmente horrorosas e quis pintá-las a fim de melhorá-las", assegurou Menéndez.

Em declarações ao jornal asturiano ‘El Comercio’, María Luisa Menéndez explicou que pediu permissão ao pároco para levar as imagens e pintá-las na sua casa.

Entretanto, o Ministro da Educação e Cultura de Astúrias, Genaro Alonso, não gostou do resultado e disse que parecia mais "uma vingança do que uma restauração".

Além disso, Alonso transferiu a diretora geral de Patrimônio, Otilia Requejo, a ordem de abertura de um arquivo de informações que poderia levar a uma sanção contra María Luisa Menéndez.

Estas esculturas de madeira são bens protegidos como um Bem de Interesse Cultural e a proteção e restauração corresponde à Direção Geral de Patrimônio.

Estas imagens representam a Virgem Maria e o Menino; outra a São Pedro e a última à Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana, do século XV e XVI. Embora algumas destas imagens tivessem policromia, a restauração foi realizada com cores claras e brilhantes, sem respeitar os modelos originais.

Entretanto, não é a primeira vez que estas imagens são "restauradas", pois, segundo explica Luis Saro, especialista em conservação e restauração, ao jornal ‘Nueva Espanha’, “já ocorreu antes com outra pessoa pintou as esculturas. Desta vez tivemos sorte porque mantiveram a policromia original permaneceu quando removemos a tinta".

Saro explicou que não sabe se desta vez "poderão conseguir chegar à aparência original das imagens. Tudo depende do material usado pela pessoa que as pintou".

Este caso de restauração fracassada recorda outros casos como a do ‘Ecce Homo’ realizado por uma senhora na cidade de Borja (Espanha), e da escultura de São Jorge, na igreja de San Miguel, na cidade de Estella.

Em ambos os casos, prevaleceua a boa vontade, mas faltou o conhecimento técnico e zombaram das imagens especialmente nas redes sociais.

Confira também: