O Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou por meio de uma carta a sua “unidade e solidariedade” ao Papa Francisco, após as recentes denúncias de abusos e encobrimentos por parte de membros da Igreja.

“Nós, Bispos da CNBB – Regional Nordeste 3, que compreende as Dioceses da Bahia e de Sergipe, reunidos em Assembleia, queremos lhe manifestar nossa unidade e solidariedade”, expressam os Prelados na missiva.

A carta foi divulgada no site do Regional na quinta-feira, 30 de agosto, após o encerramento da Assembleia de Pastoral.

Esta missiva foi escrita frente ao recente testemunho do ex-núncio nos Estados Unidos, Dom Carlo Maria Viganò, publicado em 25 de agosto, no qual ele afirma que vários sacerdotes, bispos, cardeais e inclusive o Papa Francisco sabiam dos abusos do ex-cardeal Theodore McCarrick e agiram com negligência ou o encobriram.

Em junho deste ano, o Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, seguindo ordens do Papa Francisco, proibiu a McCarrick de exercer o ministério público, depois que uma investigação realizada pela Arquidiocese de Nova York descobriu que uma acusação de abuso sexual a um menor era "crível e comprovada".

Na carta, os Bispos de Bahia e Sergipe afirmam ter “consciência de que a Igreja vive um momento particularmente doloroso e difícil”.

“Se isso aflige o nosso coração de pastores de Igrejas Particulares, imaginamos quanto o faz sofrer, diante da responsabilidade que recebeu de Jesus Cristo como continuador da missão de Pedro, de confirmar todos os seus irmãos na fé”, acrescentam.

“Perguntando-nos o que fazer para manifestar-lhe nosso apoio concreto, concluímos que está a nosso alcance dar uma renovada resposta a seus contínuos pedidos: ‘Rezem por mim!’. Não só o faremos, como motivaremos ainda mais nossas comunidades a colocá-lo em suas orações”, afirmam.

Por fim, agradecem pelas “palavras de orientação e incentivo que continuamente Vossa Santidade tem dirigido à Igreja e, particularmente, a Exortação Apostólica ‘Gaudete et exsultate’, verdadeiro programa pastoral para nossas Igrejas Particulares”.

Confira também: