Na quinta-feira, 2 de agosto, dia em que a Igreja celebrou o Perdão de Assis, templos católicos de todo o Brasil tocaram seus sinos às 15h, Hora da Misericórdia, para lançar um alerta contra o aborto.

A iniciativa se deu frente à audiência pública convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para debater a Arguição de Preceito Fundamental (ADPF) 442, a qual propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Tal audiência começou nesta sexta-feira e acontecerá também na próxima segunda-feira.

O badalar dos sinos das igrejas na véspera do início da audiência foi uma proposta de Bispos brasileiros, a fim de chamar a atenção da sociedade para a questão da descriminalização do aborto.

Em uma recente mensagem, por exemplo, os Prelados do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propuseram claramente como forma de os católicos se manifestarem: “Repicando longamente os sinos de todas as igrejas do Estado do Rio de Janeiro, no dia 2 de agosto, Dia do Perdão de Assis, Festa da Porciúncula, às 15:00, Hora da Misericórdia”.

Um dos locais onde os sinos tocaram foi aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, onde aconteceu um ato em defesa da vida, que contou com a presença do Arcebispo do Rio e presidente do Regional Leste 1, Cardeal Orani João Tempesta, do secretário do Leste 1 e Bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, dos Bispos Auxiliares e vigários episcopais do Rio.

“Do alto do Corcovado, aos pés do Redentor, reunidos, queremos chamar a atenção de toda a sociedade sobre a importância da vida. Assim como esta névoa está sobre o Rio de Janeiro, hoje, sabemos que sempre existe uma ameaça: a ‘cultura da morte’ que cobre o nosso país e toda a Humanidade”, disse Dom Orani, em referência ao tempo nublado.

Conforme informou o site ArqRio, o Purpurado ressaltou que, “acima desta chuva, desta névoa, desta nuvem, sabemos que brilha o sol – Cristo é o Sol da justiça, e somos chamados a testemunhar a certeza de que, nos momentos de dificuldade, de névoa, a luz de Cristo brilha sempre e conduz a nossa vida”.

“Queremos que os sinos que tocam, não só no Rio, mas em todo o Brasil, chamem a atenção neste importante momento da nossa História, com o objetivo de garantir a inviolabilidade do direito à vida, cláusula pétrea instituída pelo constituinte originário, não sendo possível, portanto, alterações ou revogações para perda de direitos fundamentais, ainda que sob a capa de atualizações ou reinterpretações”, destacou o Arcebispo.

Nas redes sociais, diversos vídeos foram publicados mostrando o momento em que diferentes templos tocaram seus sinos.

“A Igreja de São Francisco de Paula em comunhão com a Igreja da Arquidiocese do Rio de Janeiro tocou os sinos às 15 horas neste dia 2 de agosto em defesa da vida contra a ADPF 442, que visa autorizar o aborto no Brasil até a 12ª semana”, postou em sua conta de Instagram o templo localizado no Centro do Rio de Janeiro.

(https://www.instagram.com/p/BmALIGwHF2Y/?tagged=simavida)

“Sinos tocam em favor da vida, contra o aborto”, descreveu a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Cambuí (MG).

“Que os católicos, e também os cristãos de outras religiões e não cristãos que respeitam a vida, possam se unir em oração e também para cobrarem das autoridades o respeito à vida e a proteção de nossas crianças desde sua concepção”, pediu a Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Boa Esperança (MG), ao publicar em seu Facebook vídeo de seus sinos tocando.

Por sua vez, a Paróquia do Bom Jesus, em Brumado (BA), recordou que o gesto acontecia “em várias igrejas do Brasil é uma iniciativa em favor da vida e contra o aborto”.

Confira também:

Mais em