O sacrário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Kosmos, Rio de Janeiro, foi roubado na quarta-feira, juntamente com as ambulas e as hóstias consagradas que estavam em seu interior.

Segundo testemunhas, um indivíduo entrou na igreja normalmente, pegou o sacrário e colocou em um carrinho, coberto por um saco de lixo preto. O assaltante ainda fez o sinal da cruz e cumprimentou as pessoas que estavam rezando antes de sair.

Em um relato publicado na página de Facebook da Paróquia, o coroinha e agente da Pastoral da Comunicação Bryan Caetano externou o sofrimento da comunidade diante desse ato de profanação.

“Sabemos que o sacrário não é um cofre e tão pouco é de ouro; porém, na sua fragilidade, guarda o que há de mais precioso em nossa fé: a Eucaristia”, afirmou.

Caetano sublinhou que esta foi “uma agressão horrível cometida ao Santíssimo Sacramento (sacrilégio), que para nós é a presença real de Jesus, o centro de nossa vida cristã”.

“Esse sacrilégio constitui uma ofensa grave a Deus e um profundo desrespeito à nossa fé católica. Vale a pena lembrar que, quem joga fora as hóstias consagradas, as subtrai ou conserva para si esta cometendo um pecado mortal”, acrescentou.

De acordo com Caetano, a comunidade espera que, “uma vez realizada a apuração dos fatos por parte das autoridades competentes, os responsáveis sejam punidos”.

Nesta quinta-feira, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, presidirá uma Missa de desagravo, às 19h30, na igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Por fim, a mensagem na página da Paróquia suplica a intercessão de Nossa Senhora do Carmo “para que possamos ser amparados desta tristeza”.

Além disso, na mesma página foi lançado um pedido para que todos dediquem “uns instantes” para rezar a “oração revelada aos santos pastorinhos na aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal”:

“Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores”.

ATUALIZAÇÃO:

O sacrário roubado da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo foi recuperado na tarde desta quinta-feira, 26 de julho.

Segundo informado na página da Paróquia, equipes do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizava um patrulhamento no bairro Brás de Pina, que fica próximo de Vila Kosmos, quando avistaram dois homens em atitude suspeita com uma sacola preta.

Com a aproximação dos policiais, os criminosos fugiram e deixaram para trás a bolsa, na qual foi encontrado o sacrário roubado.

Para o administrador da Paróquia, José Otávio Bezerra, a recuperação do sacrário é motivo de “muita alegria” para a comunidade, que ficou “consternada e muito triste após o roubo de ontem”.

Ele ressaltou ainda que está mantida a Missa de desagravo nesta quinta-feira, às 19h30, com Dom Joel Portella, “pois o que houve foi uma profanação”.

Confira também:

Mais em