Pe. Patrick Hennessy, que foi assaltado e atacado em maio em sua casa paroquial, na Escócia, assegura que perdoou o malfeitor e quer visitá-lo na prisão para oferecer-lhe atenção pastoral.

Michael McTaggart, de 41 anos, foi condenado a quatro anos de prisão em 17 de julho de 2018 em Glasgow por roubar o Pe. Hennessy, de 73 anos, no dia 13 de maio. O sacerdote é pároco de St. Columbkille’s em Rutherglen, na Diocese de Motherwell, e é conhecido por ajudar pessoas que batem à sua porta pedindo doações de alimentos.

Pe. Hennessy disse recentemente ao ‘Scottish Catholic Observer’ que esta "é uma sentença dura para o rapaz" e lamenta, porque “deve ter tantos problemas”.

"Não esperava que ele fosse ser condenado a quatro anos de prisão, obviamente este homem cometeu um grande erro. Se eu pudesse, neste momento iria visitá-lo na prisão, porque realmente precisa de ajuda", acrescentou.

Por volta das 21h40 (horário local) do dia 13 de maio, McTaggart bateu na porta da casa paroquial, ameaçou o sacerdote e exigiu que lhe desse dinheiro.

"O Pe. Hennessy lhe entregou dois envelopes rosas, que achava que tinham 10 euros cada um e 5 libras do seu bolso", disse à Corte o procurador Louise MacNei, segundo Ashlie McAnally, de Glasgow Live.

McTaggart continuou pedindo dinheiro e o Pe. Hennessy lhe entregou uma caixa de doações, com aproximadamente 130 dólares. Enquanto o ladrão verificava os envelopes na caixa de doações, o sacerdote correu e alertar seus vizinhos. O malfeitor fugiu.

Na sentença, o juiz Martin Jones se dirigiu a McTaggart, dizendo: "Ele se declarou culpado por uma ofensa extremamente grave. Foi violento para roubar o dinheiro do sacerdote” e “ameaçou-o na entrada do local".

"Chegou a hora de perceber que se continuar ofendendo desta maneira, suas sentenças serão cada vez mais longas".

No momento do assalto, McTaggart havia sido libertado de uma sentença anterior.

Pe. Hennessy disse que a Sociedade de São Vicente de Paulo administrará agora as doações em St. Columbkille e que já não usarão o salão da paróquia.

A Diocese de Motherwell comentou que "a segurança dos sacerdotes e religiosos que vivem nas paróquias é primordial".

"Depois dos recentes incidentes, a diocese ofereceu apoio a todos os sacerdotes para revisar as medidas de segurança em todos os presbitérios e salões paroquiais”, sublinhou.

Confira também: