O Bispo Emérito de Quixadá (CE) usou a sua sensibilidade artística para realizar um projeto em prol dos idosos e, a partir da próxima sexta-feira, 20 de julho, abrirá uma exposição com algumas de suas obras, cuja renda será destinada a um lar de acolhida a pessoas da terceira idade.

Dom Adélio Tomasin é pintor, escultor e artesão e, de 20 de julho a 13 de agosto, terá algumas de suas pinturas – óleo sobre tela – em exposição no Shopping Iguatemi, em Fortaleza (CE). Trata-se da Expo DAT88, que contará com curadoria do artista plástico Walker Fernandes.

A abertura da exposição acontecerá nesta sexta-feira, 20 de julho, às 19h, com a presença de Dom Adélio Tomasin e diversos convidados. Ao todo cinquenta peças comporão a Expo DAT 88.

Segundo o curador Walker Fernandes, “estes quadros pintados pelo incansável artista Dom Adélio retratam o dia a dia do sertanejo de uma forma muito peculiar”.

Entre os seus diversos trabalhos artísticos, o Bispo Emérito desenhou o projeto da imagem de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, foi o principal escultor das imagens que compõem a Via Sacra e da Casa de Nazaré dispostas no Santuário dedicado a esta devoção mariana, em Quixadá.

Além disso, pintou telas e esculpiu imagens expostas no Seminário Diocesano e Faculdade Católica Rainha do Sertão. É ainda o principal autor da imagem do Papa João Paulo II e das imagens que representam as virtudes cardeais inseridas na CISNE – Faculdade de Quixadá.

Quanto à Expo DAT 88, será um evento de caráter beneficente e a renda arrecada com a venda das obras será destinada integralmente para o Remanso da Paz – Casa de Acolhida de Idosos São João Calábria, em Quixadá.

De acordo com o responsável pela Casa, José Nilson, estelar “desenvolve ações com o objetivo de resgatar a cidadania das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social”. Atualmente, especifica, “abriga em regime semiaberto 40 idosos carentes do município de Quixadá, funcionando de segunda a sábado, das 6h30 às 18h”.

O abrigo fornece diariamente cinco refeições e assistência médica, odontológica, psicológica, fisioterápica e acompanhamento com assistente social, gratuitamente. Também oferece atividades terapêuticas ocupacionais, como ginástica, dança, canto, hidroterapia, atividade de grupo, jogos interativos, oficinas de artesanatos e artes, entre outros.

Confira também: