O Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família, Cardeal Kevin Farrell, assegurou que a ordenação sacerdotal das mulheres “não é a solução” para a Igreja Católica.

Em entrevista concedida à revista Intercom na Irlanda, recolhida em 3 de julho pelo jornal ‘The Irish Times’, o Cardeal norte-americano sublinhou que “a ordenação de mulheres realmente não é a solução para a Igreja porque, se só ordenam mulheres, elas seriam isoladas, se continuar o  sistema, se não mudar as estruturas”.

“Queremos transformá-las em clérigos? Não queremos isso. Elas devem ser pessoas do mundo que vivem no mundo”, assinalou.

O Cardeal também comentou que o Papa Francisco viu “que a Cúria Romana está sobrecarregada de clérigos e não deveria ser assim. As funções administrativas dentro da Igreja podem ser realizadas por qualquer pessoa. Não precisam ser necessariamente realizadas pelos sacerdotes, também podem ser leigos”.

Nesse sentido, explicou que o Santo Padre, “pela primeira vez na história da Igreja”, nomeou mulheres como consultoras da Congregação para a Doutrina da Fé, “a qual é considerada, querendo ou não, a ‘zona de poder’ do Vaticano”.

O Papa também nomeou três mulheres em cargos importantes no Dicastério presidido pelo Cardeal Farrell. “Francisco está colocando mulheres em posições de poder”, afirmou o Purpurado. Além disso, estas senhoras “não são consagradas de comunidades leigas, mas são casadas”.

Após lamentar que a Igreja em alguns lugares “ainda é muito clericalista”, o Cardeal indicou que “os sacerdotes não são os melhores para preparar os outros para o matrimônio”. “Eles não têm credibilidade porque nunca tiveram esta experiência. Podem saber teologia, a teoria da teologia dogmática, mas não colocam em prática todos os dias... eles não têm experiência”, disse.

O Cardeal Farrell fez estas declarações em Dublin (Irlanda), país que de 21 a 26 de agosto será sede do Encontro Mundial das Famílias, do qual o Papa Francisco participará.

Confira também: