Se alguma vez você se perguntou o que significa a frase do Credo “subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso”, esta notícia irá ajudar a dissipar essa dúvida.

Nesta nota, apresentamos cinco explicações oferecidas pelos doutores da Igreja Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino; e por um especialista inglês em temas eclesiais.

1. Estar sentado quer dizer “habitar”

Em sue Sermão aos Catecúmenos sobre o Símbolo dos Apóstolos, Santo Agostinho explica que a expressão “estar sentado” significa “morar”.

“Também os locais onde habitam os homens são chamados de ‘sedes’, e não é por isso que se fica ali sentado. Eles levantam, caminham. Não se está sentado e, todavia, tais locais são chamados de ‘sedes’. Assim também entendei o morar de Cristo à destra do Pai”, diz o santo.

Nesse sentido, Santo Agostinho afirma que nessa condição, Jesus “é bem-aventurado e pela beatitude lhe compete o nome de ‘destra do Pai’, pelo fato de que ‘destra do Pai’ significa exatamente felicidade”.

“Se quiséssemos compreender isso de modo material, deveríamos dizer que se Ele está assentado à destra do Pai, o Pai estará então à esquerda. É-nos lícito pensar que Eles se encontram assim? O Filho à destra, o Pai à esquerda? Lá tudo é destra porque não existe nenhuma infelicidade”, diz o Doutor da Igreja.

2. Deus Pai é “incorpóreo”

Em um artigo publicado em Catholic Herald, Stephen Bullivant, diretor do Centro Bento XVI para a Religião e Sociedade da Universidade de Saint Mary, na Inglaterra, indicou que enquanto o Filho tem um corpo humano glorificado, “o Pai é incorpóreo”.

Portanto, “não tem mãos nem lados para que o Filho se sente literalmente ao seu lado. Então, como muitas vezes ao tratarmos de questões religiosas, estamos falando aqui simbolicamente”.

3. Expressa o poder e a autoridade de Deus

Bullivant assinalou que em várias passagens da Bíblia esta frase é usada para expressar a “intimidade com o poder e a autoridade de Deus”.

Por exemplo, no Evangelho segundo São Mateus, Jesus recorda que o Salmo 110 indica: “O Senhor disse a meu Senhor: ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos por escabelo dos teus pés’” (Mt 22,44).

Em sua Carta aos Efésios, São Paulo diz o seguinte: “E qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É o mesmo poder extraordinário que ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu, acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro” (Ef 1,19-22).

Sobre isso, Bullivant esclareceu que São Paulo não considera “a direita” como uma espécie de lugar subordinado no pódio divino. “Em vez disso, afirma que Cristo compartilha exatamente o mesmo poder e autoridade que o Pai”.

4. Cristo é plena e verdadeiramente Deus como é o Pai

Em terceiro lugar, Bullivant indica que Cristo não se “senta” à direita de Deus Pai Todo-poderoso como faria uma criança na sala de aula em frente ao professor. Ele se senta como o que é: um Juiz e um Rei.

“Ele está ‘sentado’ no sentido de estar instalado em uma posição de suprema honra e autoridade”.

Como assinala Santo Tomas de Aquino na Suma Teológica, citando São João Damasceno, “não supomos um lugar material quando falamos na direita do Pai. Pois, como poderia ocupar a direita, enquanto lugar, aquele que é incircunscritível? Porque direita e esquerda, materialmente falando, são propriedades dos seres circunscritíveis. Por onde, o que entendemos pela direita do Pai é a glória e a honra da divindade”.

Por isso, Cristo está entronizado como um igual ao Pai, porque é “plenamente e verdadeiramente Deus como é o Pai”.

Mais em

5. Cristo feito homem mostra que viveremos na bem-aventurança divina

Bullivant destacou que Jesus está sentado à direita do Pai como Deus feito homem.

Indicou que os Padres da Igreja como Santo Atanásio e São Gregório Nazianzeno repetiam constantemente que “Deus se fez homem, para que o homem se faça Deus”.

Nesse sentido, recordou o que diz São Paulo em sua carta aos Romanos: “Se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados” (Rom 8,17).

“Como tal, então em nosso legítimo lar no Céu, habitaremos na bem-aventurança divina, isto é, à direita do Pai, junto com nosso semelhante Jesus Cristo”, ressaltou.

Confira também: