O Bispo de Bangassou (República Centro-Africana), Dom Juan José Aguirre, decidiu reabrir aas escolas católicas da sua diocese para enfrentar a emergência que vivem atualmente devido à guerra.

Segundo informou a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), o Prelado tomou esta decisão para enfrentar a emergência causada pela guerra desde 2012 entre as milícias Seleka (muçulmanos) e a anti-Balaka (não muçulmanos).

O projeto do Prelado de origem espanhola também busca que as famílias reconstruam suas casas, à medida que regressem do Congo ou da selva, para onde fugiram devido à violência.

“Acreditamos que se pudermos ajudá-los com a palha – material mais difícil de encontrar – para o telhado, já seria uma grande ajuda”, disse Dom Aguirre.

Apesar do perigo, os sacerdotes visitaram algumas aldeias destruídas, a fim de educar cerca de dois mil alunos matriculados nas escolas, independentemente da religião que professam.

“Achamos que este projeto pode contribuir na coesão social da diocese entre os membros de todos os grupos religiosos”, disse o Prelado.

A ACN prometeu uma contribuição de 22.500 euros para este projeto. O dinheiro será usado para pagar os salários dos professores de oito escolas católicas, assim como para comprar a palha para reconstruir cerca de 500 casas destruídas por causa da violência.

Confira também: