O Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, revelou que já está definido quem presidirá a peregrinação internacional de 13 de maio de 2019: o Cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, nas Filipinas.

A informação foi confirmada por Dom Marto à agência Ecclesia, do episcopado português, ressaltando que se trata também de um sinal de atenção à Ásia.

“Posso desde já anunciar, em primeira mão, que em maio virá o Cardeal das Filipinas, já aceitou o convite”, declarou o Bispo de Leiria-Fátima.

Dom Luis Antonio Tagle nasceu em Manila em 21 de junho de 1957. É arcebispo da capital filipina desde 2011 e foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em novembro de 2012. É também o atual presidente da Cáritas Internacional.

Segundo Dom António Marto, o responsável filipino é um homem “muito simples, um bom comunicador”, com o “estilo do Papa Francisco”.

Dom Marto, que será criado Cardeal no próximo dia 29 de junho, indicou ainda que o Santuário de Fátima é atualmente o “altar do mundo” e recebe peregrinos dos cinco continentes.

Ultimamente, tem se verificado uma forte presença asiática em Fátima. Em 2017, segundo a Agência Ecclesia, passaram pela Cova da Iria cerca de 35 mil peregrinos vindos da Ásia, provenientes de países como Coreia do Sul, Indonésia, Filipinas e também China.

Também devido a esta crescente presença dos peregrinos originários da Ásia, em 13 maio deste ano, a peregrinação internacional foi presidida pelo Cardeal John Tong, Bispo emérito de Hong Kong.

O Cardeal Tong foi o primeiro responsável católico chinês a presidir a uma peregrinação internacional aniversária em Fátima.

Em outubro, quando se recorda a última aparição da Virgem na Cova da Iria e o milagre do sol, Fátima receberá o Bispo de Hiroshima, Dom Alexis Mitsuru Shirahama, como reconhecimento de um continente onde o cristianismo está florescendo.

Confira também: