O Bispo Copto Ortodoxo de Shubra el-Kheima (Egipto), Anba Morcos, agradeceu um líder muçulmano que usou os alto-falantes de uma mesquita para pedir ajuda para apagar o incêndio em uma igreja.

Por volta de meia-noite de 10 de junho, começou o incêndio na igreja de Anba Makar, localizada em Shubra El Kheima, na área urbana do Cairo.

A agência vaticana Fides informou que Sheikh El Jamea, imã de uma mesquita próxima, viu o incêndio e pediu através dos alto-falantes ajuda para apagá-lo.

As primeiras pessoas que chegaram ao templo copto para colaborar foram alguns jovens muçulmanos que estavam compartilhando o iftar, único momento do dia durante o mês de jejum do Ramadã em que os seguidores do Islamismo podem se alimentar.

A mídia egípcia indicou que foram necessários dez caminhões de bombeiros para apagar o incêndio.

Segundo as investigações preliminares, o incêndio ocorreu devido a um curto-circuito nos transformadores elétricos próximos da igreja. O incêndio se espalhou na parte superior do templo que estava sendo restaurado.

A agência Fides afirmou que o agradecimento público de Anba Morcos ao sheik pelo seu gesto foi divulgado na mídia local como “um exemplo concreto da atitude espontânea do povo egípcio para construir relações sociais no âmbito de uma convivência pacífica e solidária, que não se deixa condicionar pelas armadilhas da propaganda sectária”.

Este gesto surpreende porque os cristãos coptas são a minoria religiosa que mais sofre perseguição no Egito.

Em 2017, várias igrejas foram atacadas por extremistas muçulmanos. Um dos atentados mais recordados foi perpetrado pelo Estado Islâmico (ISIS) no Domingo de Ramos daquele ano em dois templos coptas. Mais de 40 pessoas morreram.

Confira também: