Na última terça-feira foi entronizado nos Jardins Vaticanos um mosaico da Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Guatemala, na presença das autoridades eclesiásticas e diplomatas do país da América Central.

Segundo informações de Vatican News, o ato, realizado em 29 de maio, se insere no âmbito da comemoração do 50º aniversário da nomeação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Igreja do Santo Domingo da Cidade da Guatemala.

A mídia local informou que o mosaico mede 1,20 metros de largura e 1,90 metros de altura e foi elaborado com peças de mármore.

Foi fabricado em duas oficinas da cidade italiana de Florença, em uma foi feita a moldura do quadro e na outra o desenho. Mais de 12 artistas colaboraram na elaboração do mosaico.

Detalhes do mosaico / Foto: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)

Entre os participantes da cerimônia estavam o presidente do governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello; o Administrador Apostólico de Santiago da Guatemala, Dom Raúl Antonio Martínez Paredes; e a Ministra das Relações Exteriores da Guatemala, Sandra Jovel Polanco, representando o presidente Jimmy Morales.

Depois de revelar a imagem, Dom Martínez Paredes a abençoou e os presentes rezaram brevemente.

Revelação do mosaico / Foto: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)

Em seu discurso, o Cardeal Bertello afirmou que é “uma bênção” ter um mosaico desta devoção mariana nos Jardins Vaticanos e que ajudará os peregrinos que visitarem este lugar para recordar o seu país.

Destacou que esta devoção “acompanha o povo guatemalteco desde o início da sua história”.

Por sua parte, Sandra Jovel indicou que “a imagem da Virgem do Rosário tem um lugar especial na história da Guatemala. De fato, quatro séculos de história”.

“Frei Luis Aguilar, pároco da Igreja de Santo Domingo, conta que tradicionalmente se assinala o ano de 1651 como o ano em que a Virgem do Rosário foi declarada a Padroeira da Guatemala, mas naquele ano, na verdade, foi declarada a padroeira da Cidade de Santiago de los Caballeros e protetora dos terremotos”, continuou.

A ministra concluiu a resenha histórica dizendo que “o desenvolvimento rápido da devoção a Nossa Senhora do Rosário em todo o país fez com que, em 1770, 125 igrejas na Guatemala fossem dedicadas a Nossa Senhora do Rosário e com a Irmandade do Santíssimo Rosário”.

Jovel comentou que os Jardins Vaticanos são o lugar favorito do Papa Emérito Bento XVI, que expressou “o mais profundo respeito e solidariedade a toda a Guatemala”.

Além disso, transmitiu a gratidão do presidente Morales ao Papa Francisco pelo seu apoio para entronizar o mosaico e a todos os que trabalharam a fim de que esta devoção mariana “tenha um lugar de honra” no Vaticano.

“Este é um sinal de amor do povo da Guatemala, que com alegria no coração expressa a sua devoção a Nossa Senhora do Rosário”, que representa a essa nação e que agora “é um vínculo que une a identidade guatemalteca com o Vaticano através da fé”.

Bênção do mosaico / Foto: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)

Mais em

A iniciativa de entronizar a imagem surgiu em meados de 2017 na Embaixada da Guatemala ante a Santa Sé, junto com a Nunciatura Apostólica e a Igreja no país da América Central.

Esta não é a única imagem mariana de um país latino-americano nos Jardins Vaticanos. Em novembro do ano passado, foi entronizado um mosaico da Virgem de Caacupé, Padroeira do Paraguai, e em setembro do mesmo ano foi colocada uma imagem da Virgem de Copacabana, Padroeira da Bolívia. Já em setembro de 2016, o local recebeu uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Confira também: