Criada em 1997 na Diocese de Petrópolis (RJ), a Oficina de Jesus, entidade que trabalha com a recuperação de dependentes químicos e presta atendimento gratuito, inovou ao buscar uma maneira de se sustentar e criou uma fábrica de vassouras.

A instituição foi fundada por Padre José Carlos Medeiros Nunes, conhecido como Padre Quinha, a fim de cuidar de pessoas dependentes de álcool e drogas, oferecendo-lhes assistência espiritual, psicológica, médica e social, buscando a reinserção na sociedade.

O fundador faleceu em 18 de janeiro de 2013, em Petrópolis, mas o seu carisma se mantém vivo na Diocese através da continuidade deste trabalho, o que se reflete no novo nome adotado pela instituição, “Associação Oficina de Jesus - Padre Quinha”, bom como na marca das vassouras que começaram a produzir, “Vassouras Artesanais Padre Quinha”.

A inauguração da fábrica de vassouras aconteceu no sábado, 19 de maio, e contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, que abençoou o local onde as vassouras serão fabricadas e falou sobre a importância deste trabalho.

Segundo ele, “além de recuperar vidas, salvar almas”, a fabricação das vassouras também “busca dar um ofício” aos atendidos pela instituição, isto é, “uma forma de promovê-los socialmente”.

Para o Prelado, o legado deixado por Padre Quinha com a Oficina de Jesus é o serviço para transformar a vida daqueles que se envolveram com as drogas, algo que será possibilitado também com esta nova fábrica.

“A Oficina de Jesus quer enxugar as lágrimas daqueles que se envolveram com drogas e fazer com que estes nossos irmãos restaurados possam voltar para sociedade, agora não mais como invisíveis, mas visíveis e aceitos. Este é um trabalho fundamental para sociedade”, assinalou.

Com um gesto simbólico, a inauguração da fábrica de vassouras foi feita pela mãe de Padre Quinha, Djanira Medeiros Nunes, acompanhada dos irmãos e familiares do sacerdote.

Por sua vez, o Vigário Diocesano da Caridade, Padre Rafael Soares da Silveira, considerou este como um momento histórico para Oficina de Jesus, a qual acompanha.

Para o sacerdote, buscando a sustentabilidade por meio da fábrica de vassouras, será possível manter por muitos anos o projeto do Padre Quinha.

Projeto de reestruturação

A fábrica de vassouras artesanais da Oficina de Jesus faz parte do projeto de reestruturação, iniciado em 2017, com a implantação de um gestor executivo, acompanhado de perto pela diretoria e o Bispo Diocesano.

Segundo o gestor executivo, Roni Ribeiro, o fato de o atendimento na Oficina de Jesus ser gratuito, sem imposição de nenhuma taxa ou mensalidade, “torna muito difícil a sustentabilidade da instituição”.

“Mas, a demanda é grande e o carisma do Padre Quinha impulsiona os responsáveis a buscarem formas de arrecadação da verba necessária para manter viva essa missão”, garantiu.

De acordo com Ribeiro, são muitas as frentes de trabalho com o objetivo de restaurar o vigor da instituição e prepará-la para os desafios do futuro. “O Projeto da Fábrica de Vassouras é o primeiro de um grande Plano de Sustentabilidade estruturado a curto, médio e longo prazo, no qual estão projetados ainda uma Horta Orgânica, um Centro de Panificação, Criadouros de animais e outros”, explicou.

Além disso, sublinhou que todos esses equipamentos de produção tem uma dupla função: gerar mais possibilidades de atividade laboral aos acolhidos em recuperação, algo que ao mesmo tempo ajude-os no tratamento terapêutico e prepare-os para uma reinserção no mercado de trabalho; e ser fonte de renda em busca da autossustentabilidade organizacional.

Segundo informações da Diocese de Petrópolis, desde a sua fundação pelo Padre Quinha em 1997, a Associação Oficina de Jesus vem recuperando pessoas e restabelecendo a esperança na vida de muitas famílias.

Atualmente, indica, a instituição atende mais de 300 pessoas por ano, entre triagem, encaminhamento, aconselhamento e acolhimento, garantindo a prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes químicos e etílicos.

Quanto à fábrica de vassouras artesanais, ira funcionar no Sítio Nossa Senhora das Graças, no distrito da Posse, Petrópolis (RJ), onde são atendidos homens que buscam a recuperação da dependência química.

Mais em

As vassouras serão vendidas na Casa da Cidadania, sede do escritório da Oficina de Jesus, na Rua Visconde Souza Franco, no Centro de Petrópolis.

Os interessados em colaborar com esta obra podem entrar em contato pelo telefone (24) 2242-7833 ou acessar o site da instituição: www.oficinadejesus.org.

Confira também: