Entre os 14 novos cardeais que serão criados no próximo dia 29 de junho, conforme o Papa Francisco anunciou neste domingo, está o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, o qual recebeu diversas saudações da Igreja em Portugal após a divulgação da notícia.

“É com grande alegria que acolhemos a notícia da nomeação de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, como Cardeal da Igreja Católica”, expressou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em nota assinada por seu secretário, Pe. Manuel Barbosa.

Para a CEP, a nomeação de Dom Marto “é um reconhecimento do seu fecundo ministério episcopal na Diocese de Leiria-Fátima, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e na Igreja em Portugal, chamando-o agora a estender o seu ministério episcopal a toda a Igreja, em comunhão mais intensa com o Bispo de Roma”.

“Nesta Solenidade do Pentecostes, invocamos as bênçãos do Espírito Santo sobre os novos Cardeais, em particular sobre Dom António Marto, para que, ‘confirmando a sua adesão a Cristo, Supremo Misericordioso e fiel sacerdote (cf. Hb 2,17), ajudem o Santo Padre no seu ministério como Bispo de Roma para o bem de todo o povo fiel de Deus’ (Papa Francisco)”, conclui a nota.

Por sua vez, o reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, expressou ao Gabinete de Comunicação do Santuário: “Em primeiro lugar felicitamos o Senhor Dom António Marto por esta escolha; em segundo lugar, reconhecemos nela uma deferência para com Fátima”.

Esta decisão do Santo Padre também foi vista como um “reconhecimento” do trabalho desenvolvido por Dom Marto na Diocese e no Santuário de Fátima pelo vice-reitor do Santuário e um dos mais diretos colaborares do futuro Cardeal.

Em declarações à Agência Ecclesia, do episcopado português, o sacerdote manifestou que esta é uma “grande honra” para a Diocese de Leiria-Fátima, cujo bispo vai tornar-se o quinto cardeal português do século XXI e segundo a ser designado no atual pontificado.

Segundo Ecclesia, Dom António Marto se junta a Dom José Saraiva Martins, Dom Manuel Monteiro de Castro e Dom Manuel Clemente no Colégio Cardinalício.

Nas redes sociais, o anúncio do novo cardeal português também repercutiu. O Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, assinalou em seu Twitter que se trata de uma “extraordinária notícia”. “Que dom para a Igreja em Portugal. Parabéns, Dom Marto”, acrescentou.

Também o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, felicitou Dom António Marto através de sua conta de Twitter. “É uma hora de alegria, não só para a Igreja, mas para todos os que o estimam. Desejo-lhe as maiores venturas”, escreveu.

Dom António Marto

Dom António Augusto dos Santos Marto nasceu em 5 de maio de 1947, em Tronco, concelho de Chaves. Após ter completado os estudos preparatórios no Seminário menor de Vela Real, continuou os estudos de Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa, como aluno do Seminário do Porto.

Em 1978, obteve o Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em 7 de novembro de 1971, recebeu a ordenação sacerdotal, sendo incardinado no clero de Vila Real.

Depois de seu regresso de Roma, permaneceu de forma estável na cidade do Porto como docente de Teologia na Universidade Católica. Também foi Prefeito de Disciplina no Seminário Maior do Porto e Responsável pelos seminários da Diocese de Vila Real.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga em 10 de novembro de 2000 e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2001.

Em 22 de abril de 2004, foi nomeado Bispo de Viseu e, em 22 de abril de 2006, foi nomeado Bispo de Leiria-Fátima.

Mais em

Como Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto acolheu no Santuário da Cova da Iria os Papas Bento XVI, em 2010, e Francisco, em 2017.

No ano passado, a visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima se inseriu no marco das celebrações pelo centenário das aparições da Virgem na Cova da Iria, quando também canonizou os Santos Jacinta e Francisco Marto.

Após esta visita, o Pontífice enviou uma mensagem a Dom António Marto na qual agradeceu pela “acolhimento fraterno” e pela “hospitalidade fidalga” que recebeu em sua peregrinação ao Santuário de Fátima.

O Santo Padre ainda saudou o “efusivo testemunho de alegria e amor a Nossa Senhora de Fátima” de Dom António Marto e o trabalho de todos os seus colaboradores, “em toda a parte, desde a mesa ao altar”.

Confira também: