Um ano após a peregrinação do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, quando celebrou o centenário das aparições da Virgem na Cova da Iria, o Bispo local, Dom António Marto, assinalou que presença do Pontífice “ainda está viva” naquele ambiente.

“Todos nós recordamos que há um ano, precisamente neste dia 13 de maio, estava aqui conosco o papa Francisco a celebrar o Centenário das Aparições e a canonização dos santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto”, afirmou o Bispo de Leiria-Fátima ao final da Missa no último domingo.

O Prelado assinalou que as palavras ditas pelo Santo Padre naquela ocasião “ecoam nos nossos corações e ressoam neste santuário tão grande quanto o mundo, aquelas palavras que ficaram gravadas na memória e no coração de cada um de nós”.

Além disso, assinalou que “o Papa Francisco hoje não se esqueceu de Fátima”, ao ler a mensagem publicada no Twitter oficial do Pontífice, na qual Francisco assinalou: “Santíssima Virgem de Fátima, dirige o teu olhar sobre nós, sobre nossas famílias, sobre o nosso país, sobre o mundo”.

Em 13 de maio de 2017, ao final da Missa de canonização de Santa Jacinta e São Francisco Marto, em Fátima, Dom António Marto dirigiu uma mensagem de agradecimento ao Papa Francisco e expressou que a celebração do centenário das aparições da Mãe de Deus na Cova da Iria não seria completa sem a presença do Pontífice.

“Como poderíamos nós celebrar este centenário sem a presença do Papa, se o afeto a ele e a oração por ele fazem parte da mensagem que garante o amparo da Mãe da Igreja à Igreja peregrina no meio das perseguições e ao seu Pastor universal?”, questionou o Prelado.

Na ocasião, Dom Marto também sublinhou a “voz profética” do Papa, “claramente audível no panorama mundial, cheio de perigos e medos, e capaz de abater muros de separação, de lançar pontes de encontro entre os homens e os povos, de ser a voz dos sem voz”.

Confira também: