A primeira Peregrinação Internacional Aniversária de Fátima neste ano recordou o aumento do número de peregrinos asiáticos à Cova da Iria, com destaque para os chineses; mas, nas intenções de oração, além da situação dos católicos da China, esteve também o pedido de paz pela Síria e pela Coreia.

No último fim de semana, 12 e 13 de maio, a Peregrinação Internacional Aniversária foi presidida pelo bispo emérito de Hong Kong, Cardeal John Tong, o qual, segundo indicou o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, representou “os católicos chineses, e o eixo asiático que está a emergir do ponto de vista da Igreja Católica”.

Durante coletiva de imprensa no sábado, Dom Marto recordou os diálogos de negociação entre a Santa Sé e a China, “que pode abrir caminho para o reconhecimento da Igreja Católica naquele país” e assinalou que esta seria “uma das intenções presentes nesta Peregrinação Internacional, com o pedido pela intercessão de Nossa Senhora para que este diálogo seja frutífero e que chegue a bom termo”.

O Prelado ampliou ainda o olhar sobre o continente asiático e recordou a atualidade política da península da Coreia, onde se “acendeu um fogo de esperança em ordem ao desarmamento nuclear”.

Dom António Marto recordou a viagem que a Virgem Peregrina fez à Coreia do Sul, durante a qual passou por uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima, situada na fronteira com a Coreia do Norte.

Ainda no contexto da paz, o Bispo de Fátima recordou a “guerra absurda que dura há oito anos” na Síria. De modo especial, lembrou as vítimas mortais deste conflito, os deslocados e os refugiados.

Mais tarde, dirigindo-se aos peregrinos na Capelinha das Aparições, Dom António Marto convidou todos a rezar o terço pela paz, em especial pelo povo da Síria, “martirizado pela guerra que já fez milhões de vítimas mortais, entre as quais 27 mil crianças”.

À imprensa, o Prelado ainda evocou, como incentivo para o término de todas as guerras, a proximidade dos 100 anos do fim da Primeira Grande Guerra Mundial, conflito “tão presente” na Mensagem de Fátima.

Confira também: