Na próxima sexta-feira, 11 de maio, Sua Beatitude o Metropolita Rastislav, Arcebispo de Presov, Eslováquia, Primaz da Igreja Ortodoxa Tcheca e Eslovaca, visitará o Santo Padre no Vaticano.

Este importante encontro ecumênico entre o catolicismo e o mundo ortodoxo terá um significado especial, pois esta é a primeira visita que o Metropolita, eleito em janeiro de 2014, realiza ao Pontífice.

O Metropolita permanecerá em Roma de 9 a 12 de maio, e nestes dias também terá reuniões com diferentes líderes da Cúria. Neste sentido, encontrará o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.

Além disso, o Metropolita Rastislav celebrará a Divina Liturgia no túmulo de São Cirilo, na Basílica de São Clemente.

A Igreja Ortodoxa Tcheca e Eslovaca é uma das 14 Igrejas Ortodoxas autocéfalas de tradição bizantina, cuja origem está na evangelização realizada pelos Santos Cirilo e Metódio, evangelizadores dos povos eslavos no território da Grande Morávia.

É a menor igreja devido ao número de fiéis da comunhão ortodoxa e também a mais nova. A sua estrutura atual remonta a 1946, quando diversas comunidades ortodoxas da antiga Tchecoslováquia, anteriormente sob a jurisdição do Patriarcado da Sérvia, que naquela época dependia de Constantinopla, formaram uma Exarcado autônomo que dependia do Patriarcado de Moscou.

Em 1951, recebeu o estatuto de igreja autocéfala, embora não tenha sido reconhecida pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla até 1998.

A Igreja, cujo nome atual foi adotado após a divisão da Tchecoslováquia na República Tcheca e na República Eslovaca, tem dois conselhos metropolitanos, quatro dioceses, 165 paróquias, 200 sacerdotes, uma faculdade de teologia ortodoxa, um seminário e oito mosteiros.

O número oficial de fiéis é de 71 mil distribuídos nos dois países (21 mil na República Tcheca e 50 mil na Eslováquia).

Confira também: