O Papa Paulo VI e Dom Óscar Romero em breve serão proclamados santos e a data da canonização será anunciada no dia 19 de maio, no consistório Ordinário Público a ser realizado na Sala do Consistório do Palácio Apostólico do Vaticano, segundo confirmou a Santa Sé por meio de um comunicado de imprensa.

No Consistório também divulgarão as datas da canonização dos beatos Francesco Spinelli, Vincenzo Romano, Maria Caterina Kasper e Nazaria Ignacia de Santa Teresa de Jesus.

O Beato Paulo VI foi eleito Papa em 21 de junho de 1963, após a morte de São João XXIII. Durante o seu pontificado, aconteceu a maior parte do Concílio Vaticano II. Além disso, seus anos de pontificado se caracterizaram pelo forte impulso ao diálogo ecumênico.

Entre os seus escritos estão a encíclica Humanae Vitae, a encíclica Populorium Progressio, a carta Octogesima Adveniens e a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi. Faleceu no dia 6 de agosto de 1978 e foi proclamado beato em maio de 2014.

O Beato Óscar Romero, Arcebispo de San Salvador, nasceu em Ciudad Barrios, El Salvador, em 15 de agosto de 1917, e morreu mártir por ódio à fé na capital do país em 24 de março de 1980, tendo sido baleado enquanto celebrava a Missa em meio ao começo de uma guerra civil entre a guerrilha de esquerda e o governo ditatorial de direita.

Durante o seu ministério pastoral, comprometeu-se em denunciar os abusos e as violações do governo contra a população, que incluía expulsões e assassinatos, contra sacerdotes e leigos.

A Beata Nazaria Ignacia nasceu em 10 de janeiro de 1889, em Madri (Espanha). Foi fundadora das Missionárias Cruzadas da Igreja. Apesar de ter nascido na Espanha, a sua devoção é muito conhecida na Bolívia, a ponto de ser considerada a primeira santa boliviana. Morreu em 6 de julho de 1943, em Buenos Aires, Argentina.

O Beato Francesco Spinelli, sacerdote diocesano, foi fundador do Instituto das Irmãs Adoradoras do Santíssimo Sacramento. Nasceu em Milão, Itália, em 14 de abril de 1853, e morreu em Rivolta d'Adda, Itália, em 6 de fevereiro de 1913.

O Beato Vincenzo Romano foi sacerdote diocesano natural de Torre del Greco (Itália). Nasceu em 3 de junho de 1751 e faleceu em 20 de dezembro de 1831.

A Beata Maria Caterina Kasper foi fundadora do Instituto das Escravas Pobres de Jesus Cristo. Nasceu em 26 de maio de 1820 em Dernbach, na Alemanha, e faleceu em 2 de fevereiro de 1898.

Confira também: