Ao menos 16 pessoas morreram, entre elas um sacerdote, e outras 99 ficaram feridas, durante um ataque a uma igreja na cidade de Bangui, na República Centro-Africana, no dia 1º de maio.

Segundo informaram diversas agências, vários homens armados entraram na Igreja católica de Nossa Senhora de Fátima e atiraram nas 200 pessoas que estavam na Missa celebrando a festa de São José.

A agência ‘Europa Press’ informa que suspeitam que o ataque foi perpetrado pela milícia muçulmana PK5, também conhecida como “A Força”.

Segundo confirmou o porta-voz da Arquidiocese de Bangui, Pe. Walter Brad Mazangue, um dos assassinados foi o Pe. Albert Toungoumale Baba. O seu corpo foi transportado por centenas de manifestantes até o palácio presidencial.

Um dos fiéis que estava na igreja disse à agência de notícias EFE: “Estávamos em plena Missa na igreja na manhã de hoje. Os criminosos cercaram a igreja e começaram a atirar com armas e granadas. Dez pessoas morreram no local, incluindo o abade Alberto Toungoumale Baba. Muitas pessoas ficaram feridas pelos disparos e pela explosão das granadas”.

A igreja de Nossa Senhora de Fátima já foi alvo de um ataque terrorista em maio de 2015, quando morreram 15 pessoas.

Desde 2013, a República Centro-Africana tem sido alvo de numerosos ataques devido ao difícil processo de transição que o país enfrenta e que provocou uma onda de violência pelo confronto entre os grupos armados Séléka e os “Anti-Balaka”, o que fez com que aproximadamente um milhão de pessoas ficassem deslocadas.

Confira também: