O sentido da mensagem de Fátima no mundo contemporâneo será o ponto central de um Simpósio Teológico-Pastoral que acontecerá em junho, no Santuário de Fátima, em Portugal.

Com o tema “Fátima Hoje: que sentido?”, o encontro se soma à vivência do tema proposto pelo Santuário para este ano pastoral, “Dar graças pelo dom de Fátima”, integrado no triênio 2018-2020, sob o tema “Tempo de Graça e Misericórdia”.

O presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, Marco Daniel Duarte, explica que, “decorridos cem anos sobre o acontecimento e passado o momento necessariamente celebrativo que evocou esse acontecimento fundante, reveste-se de total pertinência que as diferentes formas de pensar, ao olharem para o comportamento humano em torno da Cova da Iria, interroguem o sentido que Fátima continuará a ter depois de se virar essa página que foi o ano de 2017”.

Segundo ressalta Duarte, “a expectativa é a de que possam sair deste simpósio novas maneiras de dizer Fátima, perscrutando a riqueza dos seus temas e encontrando chaves de leituras que possam ser significativas para a humanidade do século XXI, que é, sem dúvida, a humanidade do novo século de Fátima”.

O Simpósio contará com a presença do Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, do reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, e de Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, organismo que tutela os santuários.

Dom Fisichella irá abordar a imagem do santuário como “hospital de campanha”, enfatizando a importância da fé e da devoção na vida das pessoas.

Com base nos acontecimentos de Fátima, pesquisadores como Padre José Tolentino Mendonça, a religiosa Ângela Coelho e os professores Gabriel Amengual (Espanha) e Klaus Vechtel (Alemanha) irão olhar para o posicionamento da humanidade perante a temática da presença de Deus.

Segundo indica o site do Santuário, este tema “subjaz ao quadro histórico dos inícios de Fátima e que continua a ser gritantemente atual no quadro das primeiras décadas do novo século de Fátima”.

O Simpósio Teológico-Pastoral acontecerá entre os dias 22 e 24 de junho, no salão do Bom Pastor, do Centro Pastoral Paulo VI. As inscrições já estão abertas.

Para participar, os interessados podem enviar a ficha de inscrição para a morada: Santuário de Fátima, Simpósio de 2018, Apartado 31, 2496-908 Fátima ou através do preenchimento de um formulário online.

Confira também: