No domingo, 15 de abril, a cidade de Quetta, na província paquistanesa de Baluchistan, foi novamente o cenário de um atentado terrorista que provocou a morte de dois cristãos - um católico e o outro protestante - e deixou cinco pessoas feridas.

Segundo informações da agência Fides, os fiéis caminhavam pelo bairro cristão de Essa Nagri, quando quatro homens armados invadiram em duas motos e abriram fogo.

Uma testemunha do ataque disse: “Eu estava na rua quando vi quatro homens em uma moto com o rosto coberto, um deles estava com uma arma e o outro com um rifle, abriram fogo e fugiram. Nesse momento, não estavam celebrando nenhuma liturgia ou missa na igreja, que está localizada a 50 metros de distância”.

“O objetivo era atingir indiscriminadamente a comunidade cristã, porque nessa rua e nesse bairro vivem apenas famílias cristãs”, manifestou.

Uma vítima morreu no local onde foi realizado o tentado e o outro homem morreu no hospital de Bolán, localizado em Quetta, onde também foram levadas as pessoas feridas. O funeral dos dois cristãos foi realizado no dia 16 de abril.

Segundo informou a agência Fides, este ataque “surpreendeu a população” e cerca de 500 cristãos realizaram uma vigília pelas vítimas e saíram às ruas para pedir proteção às autoridades.

Na cidade de Karachi, localizada na província de Sindh, os cristãos organizaram uma manifestação pacífica para mostrar sua solidariedade aos habitantes de Quetta.

Além disso, o presidente do Partido Popular do Paquistão (PPP) assegurou que “os terroristas estão atacando os cristãos no Paquistão para ofuscar a imagem do país. Peço uma ação severa contra os terroristas envolvidos neste atentado”.

O atentado também foi condenado pelos parlamentares cristãos Asiya Nasir e Khalil.

Por sua parte, o responsável por "Jesus Life TV" no Paquistão, Adeel Patras Chaudry, manifestou à Fides o seu pedido dirigido ao poder judiciário e às autoridades a fim de que “enfrentem seriamente o tema da proteção das minorias no Paquistão. Até o momento, o governo fracassou".

Atualmente, a polícia está investigando o caso e até o momento nenhum grupo terrorista assumiu a responsabilidade pelo atentado.

No último dia 2 de abril, o Estado Islâmico (ISIS) assumiu a responsabilidade de um ataque perpetrado em Quetta contra um carro onde quatro cristãos morreram e uma jovem ficou ferida.

Em dezembro de 2017, pouco antes do Natal, os jihadistas realizaram um tiroteio na Igreja metodista Bethel Memorial, onde estavam reunidas cerca de 400 pessoas. O ataque provocou a morte de aproximadamente 14 pessoas e 56 ficaram feridos.

Confira também: