Alberto José González tem 50 anos, é casado e tem duas filhas, é policial aposentado e há aproximadamente três meses é o primeiro diácono permanente da cidade de Gijón (Espanha).

Segundo explica em uma entrevista ao jornal ‘El Comercio’, tanto na Polícia Nacional quanto no sacerdócio “presta-se um serviço às pessoas e essa é precisamente a minha vocação. Seja como policial ou como diácono”.

Alberto José assegura que sempre foi um crente e que desde a sua juventude “sempre chamava a atenção dele todos os grandes mistérios, como a vida, o universo e tudo relacionado a Deus”.

Depois de alguns problemas de saúde que o impediram continuar trabalhando como policial, decidiu aposentar-se antecipadamente.

Durante o período em que estava em casa devido a sua doença, começou a pensar na possibilidade de ser ordenado diácono permanente. Assegura que, uma vez decidido se tornar diácono, “teria continuado, mesmo que não tivesse se aposentado".

Uma “conversa intensa” com Pe. Manuel Viego foi definitiva para que ele tomasse a decisão de ser diácono.

Manuel Viego foi ordenado sacerdote em abril de 2005, depois de levar uma vida longe da Igreja e de usar drogas.

Alberto José se aposentou da Polícia Nacional em agosto de 2011 e, em setembro do mesmo ano, matriculou-se no Instituto Superior de Ciências Religiosas San Melchor de Quirós, na cidade de Oviedo (Espanha), onde estudou durante três anos.

Junto com ele estudaram outros dois homens que também foram ordenados diáconos em 13 de dezembro.

Segundo explica, com a sua ordenação, “alcançamos o nível máximo de compromisso no serviço à Igreja, já não podemos aspirar a mais”.

Além disso, afirma que pode desempenhar todas as funções na Igreja, menos consagrar e confessar, mas insiste que o que ele mais gosta é de lidar com as pessoas.

“Afinal, era o que eu mais gostava durante o tempo que trabalhei na Polícia Nacional. Não posso negar que as perseguições e as intervenções estavam bem, mas eu sempre fiquei com as palavras de gratidão das pessoas que ajudei e com os bons amigos que eu tive ao longo dos anos”, assegura ao jornal ‘El Comercio’.

O diácono permanente é um dos graus da ordem sacerdotal. A palavra “diácono” significa “aquele que serve”. Desde o Concílio Vaticano II, foi estabelecido de novo o diaconato como estado permanente na Igreja.

Para poder exercê-lo, o homem deve ter mais de 35 anos, com uma idade máxima de aproximadamente 60 anos. Também podem ser homens casados, mas devem ter pelo menos 5 anos de matrimônio e, caso fiquem viúvos, não poderão se casar novamente. No caso dos homens casados, a esposa deve estar de acordo.

Sua função principal é a pregação da palavra de Deus, celebrar os sacramentos, exceto a confissão e a consagração.

Confira também: