Desconhecidos assassinaram o sacerdote aposentado Dagoberto Noguera Avendaño, de 68 anos, no sábado, 10 de março, em Santa Marta (Colômbia).

Segundo informações dos meios locais, os assassinos teriam sido dois venezuelanos que faziam parte do grupo de imigrantes que o sacerdote ajudava com alimentos.

O assassinato ocorreu na casa do sacerdote, localizada no bairro de Mamatoco, em Santa Marta, capital da região de Magdalena.

O corpo do Pe. Noguera foi encontrado amarrado em um lençol. Acredita-se que a morte ocorreu por asfixia.

Em declarações à mídia local, o coronel Juan Pablo Corvacho explicou que os responsáveis ??tinham entrado na casa do sacerdote para roubar. “Há alguns dias, o Padre (Noguera) estava atendendo a população vulnerável, os venezuelanos, dava-lhes comida. Os vizinhos indicaram que duas pessoas chegaram e cometeram o crime”, disse.

O jornal ‘El Heraldo’ informou que María Merced Avendaño, familiar do sacerdote, indicou que o Pe. Noguera serviu como pároco nos Estados Unidos, mas há dois anos, estava em Santa Marta devido um problema de saúde.

“Ele ajudou muitas pessoas, não sabemos o que roubaram. Dagoberto vivia ali com a empregada doméstica, que foi espancada, mas conseguiu escapar pelo pátio e avisou aos vizinhos sobre o que aconteceu”, manifestou Avendaño.

Por outro lado, Dom Luis Adriano Piedrahita Sandoval, Bispo de Santa Marta, e os sacerdotes da diocese, expressaram a “profunda dor que nos causou a triste notícia do assassinato do Pe. Dagoberto Noguera Avendaño”.

“Elevamos ao Senhor orações para que seja acolhido na casa do Pai, pedimos pela conversão dos seus assassinos e rechaçamos a morte do sacerdote, como todos os tipos de violência que ameaçam a vida e a dignidade das pessoas”, indica o comunicado.

“Pedimos ao Senhor o consolo e a fortaleza para a sua família, os acompanhamos com a nossa oração neste momento doloroso e lhes agradecemos o dom da vida ministerial do membro da família que entregaram à Igreja para o serviço da evangelização”, conclui o texto.

Em uma ligação telefônica na segunda-feira, 12 de março, a Diocese de Santa Marta informou ao Grupo ACI que o seu chanceler, Pe. José Antonio Díaz, celebrou ontem a Missa de exéquias do Pe. Noguera, na paróquia localizada no bairro de Mamatoco.

Confira também: