O Papa Francisco condenou o ataque que ocorreu no último dia 22 de fevereiro no bairro Ghouta oriental, em Damasco, e pediu o fim da guerra na Síria: “Tudo isso é desumano”.

Após a oração do Ângelus no Vaticano no domingo, 25 de fevereiro, o Santo Padre dirigiu algumas palavras de solidariedade à população síria atingida pelos bombardeios. “Nestes dias meu pensamento tem se voltado reiteradas vezes para a amada e martirizada Síria, onde a guerra se intensificou especialmente no Ghouta oriental”.

O Pontífice lamentou que “este mês de fevereiro foi um dos mais violentos em sete anos de conflito: centenas, milhares de vítimas civis, crianças, mulheres, idosos... Os hospitais foram atingidos, o povo não pode prover alimentos... Tudo isso é desumano”, insistiu.

Além disso, advertiu que “não se pode combater o mal com outro mal. E a guerra é um mal. Portanto, dirijo meu veemente apelo a fim de que cesse imediatamente a violência, seja dado acesso às ajudas humanitárias com alimento e medicamentos, e os feridos e os doentes sejam retirados”.

Na quinta-feira, 22 de fevereiro, o exército sírio lançou um ataque indiscriminado contra o bairro Ghouta Oriental, perto de Damasco, controlado pelas forças rebeldes contrárias ao regime do presidente Bashar Al-Asad.

Segundo fontes das organizações humanitárias que trabalham na região, no ataque, que durou aproximadamente dois dias, faleceram 250 pessoas e 400 mil ficaram presas na área, sem atenção médica e sem acesso a alimentos e remédios.

A fim de tentar responder a esta emergência humanitária, que afeta outras regiões do país em conflito, a ONU aprovou uma resolução para pedir uma trégua de 30 dias que permita o acesso de ajuda humanitária e a evacuação dos feridos.

Confira também: