Neste sábado, 24 de fevereiro, em uma iniciativa internacional da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ANC), o Santuário do Cristo Rei, em Almada, Diocese de Setúbal (Portugal) será iluminado de vermelho para recordar os cristãos perseguidos, em uma jornada de oração.

A iniciativa, cujo principal objetivo é “combater a indiferença” unirá Portugal, Itália, Síria e Iraque, iluminando com a cor do sangue importantes monumentos para lembrar ao mundo a questão da liberdade religiosa e a perseguição aos cristãos.

Em Portugal, a Fundação ACN irá se associar a esta iniciativa “pintando” de vermelho o Santuário Nacional do Cristo Rei, em Almada, reeditando assim o gesto realizado em novembro de 2016, por ocasião da apresentação no país do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo.

Conforme assinala o site da Diocese de Setúbal, “esta será a forma de lembrar também no nosso país o drama imenso da perseguição religiosa no mundo, através de um monumento tão icônico como o Santuário do Cristo Rei, que apesar de estar situado em Almada, na Diocese de Setúbal, está virado para a cidade de Lisboa, e é visto diariamente por milhares de pessoas”.

A jornada de oração no Santuário do Cristo Rei terá início às 16h, com a oração do terço, seguida pela Missa, às 17h, e a iluminação, às 18h.

Na Itália, iluminarão de vermelho o Coliseu, um dos primeiros símbolos da perseguição aos cristãos, onde haverá também um encontro com diversas personalidades relevantes da Igreja católica e da sociedade, entre os quais o marido e as filhas de Asia Bibi, cristã acusada de blasfêmia no Paquistão.

Na Síria e no Iraque, dois dos países em que, atualmente, a violência religiosa mais se tem acentuado, dois importantes símbolos arquitetônicos também farão parte da iniciativa. Em Aleppo, cidade síria, iluminarão a catedral maronita de Santo Elias. Já no território iraquiano, o ato acontecerá na igreja de São Paulo, em Mossul.

Agradecimento aos portugueses

O Patriarca da Igreja Católica Caldeia, Dom Louis Sako, enviou aos portugueses o seu agradecimento pela generosidade para com a Igreja mártir do Iraque.

Durante o lançamento dessa iniciativa internacional da Fundação ACN no dia 7 de fevereiro, em Roma, Dom Sako se encontrou com o pároco de Almada, Padre Marco Luís, a quem transmitiu essa mensagem de gratidão aos portugueses.

“Quero afirmar o meu agradecimento especial a todos os benfeitores da Fundação ACN em Portugal e a todas as pessoas de boa vontade que nos têm permitido reconstruir as casas de milhares de cristãos”, disse o Patriarca ao pároco de Almada.

De acordo com a Ajuda à Igreja que Sofre, Dom Sako fez questão de manifestar sua alegria pelo fato de “também o Santuário do Cristo Rei” participar da jornada de oração e de sensibilização internacional marcada para este sábado, 24 de fevereiro.

“Peço que todos os portugueses se mobilizem para esta iniciativa e que rezem com e pelos cristãos no Iraque. Por favor, continuem a nos ajudar porque é preciso continuar a reconstrução do Iraque”, manifestou, garantindo que os cristãos iraquianos “rezem por vós, rezam pelos portugueses”.

Confira também: