Diante do caso de uma imagem da Virgem de Guadalupe que supostamente “chora” em Ciudad Juárez, no norte do México, a Igreja pediu prudência e que o caso seja analisado “com paciência, fé e devoção”.

Em declarações recolhidas recentemente pelo jornal diocesano ‘Presencia’, Pe. Mario Manríquez, vigário de Pastoral da Diocese de Ciudad Juarez, assegurou que, ante as informações que receberam sobre o caso, o Bispo, Dom José Guadalupe Torres Campos, “nos pede aproximar-nos com prudência, paciência, fé e devoção”.

Desde o começo do mês de fevereiro, a imprensa local divulgou o caso de uma imagem da Virgem de Guadalupe que chora, segundo sua dona, Rosa Ramírez.

“A Virgem chora em alguns momentos, em outros ela ri, fecha os olhos, isso é de acordo com a fé de cada pessoa”, disse Ramírez ao jornal mexicano ‘Milenio’.

Ramírez, de 54 anos, tem câncer e acredita que as supostas lágrimas da imagem são um sinal milagroso para que tenha “mais fé”.

De acordo com ‘El Diario de Juárez’, no começo deste mês, Dom Torres Campos disse que “é legítimo o sentimento de fé, mas temos que esperar para ter evidências e fazer alguns exames e testes para comprovar que ela está chorando”.

Pe. Manríquez indicou que visitou a casa de Rosa Ramírez e destacou que “o clima é de fé, não realizam nenhuma coleta de dinheiro, nem outro pedido, isso acontece com muita simplicidade”.

“Eu vi a imagem, não a vi chorar, mas vi algumas pessoas que a procuraram com devoção para rezar a Virgem de Guadalupe por algum milagre, algum pedido para seus familiares doentes”, disse.

A autoridade diocesana indicou que “esse fato é reconhecido como uma manifestação de fé, somente isso”.

“Para provar um milagre, é necessário realizar estudos, outro tipo de coisas de laboratório que até hoje não foram realizados”, assinalou.

Pe. Manríquez encorajou os fiéis a “verem as coisas com os olhos da fé, realmente acreditando em Deus que se manifesta de muitas maneiras e que a nossa mãe, Maria de Guadalupe, se manifestou evidentemente ante os mexicanos e pode continuar manifestando-se, isso não é contra a nossa fé”.

Entretanto, afirmou que “dentro da vida normal devemos agradecer a Deus, vivê-lo como um acontecimento de fé. Depois de ser estudado, se for aprofundado e confirmado que é um milagre será outro tema, e seria divulgado”.

“Por enquanto, o senhor bispo nos pede aproximar-nos com prudência, paciência, fé e devoção”, assinalou.

Confira também: