Desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco queria que a sua missão pastoral como cabeça da Igreja Católica não prejudicasse a sua missão de Bispo de Roma.

No âmbito desse objetivo, o Santo Padre visitará uma nova paróquia da Diocese de Roma. Trata-se da paróquia romana de San Gelasio I Papa na Via Fermo Corni, localizada no bairro Ponte Mammolo.

Na paróquia, será recebido pelo Arcebispo Vigário Dom Angelo de Donatis; pelo Bispo Auxiliar da região Norte, Dom Guerino di Tora; pelo pároco, Pe. Giuseppe Raciti; o vice-pároco, Pe. Alfio Carbonaro; e o colaborador paroquial Pe. Miguel Porres Prieto.

Francisco se encontrará na paróquia com crianças e jovens dos grupos de catequeses, com os jovens do oratório e com as famílias. Depois, visitará os doentes, idosos e pobres da paróquia, assim como os trabalhadores do centro de Cáritas paroquial.

Em seguida, conversará com dois jovens de 18 e 25 anos da República da Gâmbia, acolhidos pela paróquia. Em seguida, atenderá a confissão de alguns membros da comunidade paroquial.

Por volta das 18h (hora de Roma), o Papa presidirá a celebração da Missa, concelebrada por outros sacerdotes paroquiais pertencentes à XI Prefeitura da Diocese, párocos eméritos e alguns sacerdotes da comunidade. Na ocasião, a proclamação da Segunda Leitura da liturgia será realizada por um paroquiano cego.

Nas declarações divulgadas pelo Vicariato de Roma em comunicado de imprensa, o pároco Giuseppe Raciti afirmou: “Não posso descrever a emoção que senti no momento em que me disseram que o Papa viria nos visitar. A comunidade está se preparando com a oração e o trabalho árduo para acolhê-lo da melhor maneira possível”.

A paróquia de San Gelasio I Papa foi criada em 1972. Centenas de fiéis a frequentam normalmente, entre eles, muitos jovens participam diariamente na atividade do oratório proposto pelos organizadores da pastoral da paróquia.

A paróquia ajuda aproximadamente 250 pessoas pobres, todas as quintas-feiras distribuem roupa e comida. No mesmo dia, também dão o café da manhã e o jantar a 50 pessoas necessitadas, muitos dos quais vivem em abrigos ou na rua.

O segundo domingo de cada mês é dedicado às famílias, as quais se reúnem no final da Missa das 10h para discutir diferentes temas.

Confira também: