Depois de eventos semelhantes na Polônia e na Irlanda, em abril de 2018, os católicos planejam rezar o Terço ao redor da costa na Grã-Bretanha, a fim de salvaguardar a fé, a vida e a paz nas ilhas que formam a nação.

O evento chamado “Rosary on the coast” (Rosário na Costa) está programado para o dia 29 de abril e marcará os 50 anos desde que a Lei do Aborto entrou em vigor nos territórios da Inglaterra, País de Gales e Escócia; embora na Irlanda do Norte não se aplica esta lei.

Os organizadores, segundo ‘Catholic Herald’, indicam que a oração em massa ajudará a combater as “ameaças atuais à fé, à dignidade da pessoa humana e à paz” e encorajará o “florescimento” da fé.

Do mesmo modo, indicaram que esperam lançar um site com um mapa interativo dos lugares de oração no próximo dia 1º de março, festa de São Davi, padroeiro do País de Gales.

Além disso, na festa de São José, 19 de março, começarão os 40 dias de preparação espiritual até o dia 27 de abril, dia do 50º aniversário da entrada em vigor da Lei do Aborto.

O Bispo de Paisley (Escócia), Dom John Keenan, disse através conta oficial do Facebook que ele estava “muito feliz” em apoiar a iniciativa.

“Felizmente, todos esses lugares do Terço se unirão e formarão um anel de graça ao redor da nossa costa pela fé, pela vida e pela paz. Que Deus abençoe esta importante aventura e impulsione a conversão e a reconciliação das nossas ilhas”, disse.

Os organizadores esperam que os católicos se reúnam não só na costa da parte continental britânica, mas também nas ilhas vizinhas, entre elas Orkney, Shetland, Hébrides, Ilha de Man, Ilha de Wight e Ilhas do Canal.

“Temos que voltar a propor Cristo como a resposta a muitos dos nossos problemas sociais: a ameaça do aborto, a ruptura familiar, o aumento da solidão, o flagelo da pobreza; muitas pessoas estão procurando um terreno sólido em suas vidas e que simplesmente não é oferecido pelo materialismo, pelo hedonismo ou pelo secularismo, mas somente por Jesus Cristo”, comentou em 12 de fevereiro Pe. Jeremy Milne, Vigário Episcopal para o Matrimônio e as Famílias na Arquidiocese de St. Andrews e Edimburgo.

Em 2017, a oração em massa do Terço nas fronteiras da Polônia contou com a presença de centenas de milhares de pessoas.

Os poloneses se reuniram em aproximadamente 4 mil lugares para comemorar o centenário das aparições em Fátima e imploraram a proteção para sua pátria e o mundo.

Confira também: