Dom Guilherme Werlang foi nomeado nesta quarta-feira pelo Papa Francisco como novo Bispo da Diocese de Lages (SC), tendo sido transferido da Diocese de Ipameri (GO).

O Prelado nasceu em 5 de agosto de 1950, em São Carlos (SC), Diocese de Chapecó. Estudou Filosofia em Passo Fundo e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre.

Em 22de fevereiro de 1976, emitiu sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários da Sagrada Família e foi ordenado sacerdote em 2 de agosto de 1979.

Em sua Congregação religiosa, serviu como formador do Seminário em Santo Ângelo (RS), reitor do Seminário de Rio Pardo (RS), reitor da Comunidade Religiosa da região centro-oeste e promotor vocacional.

Além disso, na Diocese de Jataí (GO), atuou como vigário paroquial, pároco, coordenador do Centro de Pastoral diocesano, coordenador de Pastoral e vigário episcopal.

Foi nomeado Bispo de Ipameri em 9 de maio de 1999 e recebeu a ordenação episcopal em 17 de julho do mesmo ano, com o lema “Para que todos tenham vida”.

Como bispo, foi membro da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; bispo acompanhante do Setor Juventude do Regional Centro Oeste; fez parte da Comissão Episcopal para a Reforma e Construção da Sede Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, mais tarde nomeada como Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora (2011 até o momento).

Também é membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB; além de compor a Comissão do Fundo Nacional de Solidariedade e o Conselho Econômico da CNBB.

Confira também: