Padre Santiago Arriola está convencido de que “toda a nossa vida em todas as suas expressões e dimensões exige e pode ser evangelizada” e, por essa razão, junto com Padre Pablo Etchepareborda, decidiu iniciar a “Pastoral do surf” nas praias de Mar del Prata (Argentina).

Embora seja uma ideia que está “em plena construção”, sem um cronograma nem prazos definidos, há duas experiências que encorajam a continuação desses encontros.

A primeira experiência foi no verão de 2016, quando o Pe. Pablo Etchepareborda abençoou as pranchas, o mar e os surfistas.

E, neste verão, eles realizaram o “Encontro Aloha”, “palavra havaiana muito usada entre eles, a qual tem vários significados referentes ao desejo do bem”, indicou o Pe. Arriola ao Grupo ACI.

Assim, durante dois dias, aproximadamente 18 jovens e adultos que praticam esportes aquáticos, tiveram momentos de oração, de reflexão pessoal e comunitária e atividades recreativas.

Entre eles, havia catequistas e membros do Movimento Schoenstatt, junto aos “jovens com experiência de fé e certo tempo na Igreja e outros que estão um pouco mais afastados, mas que têm inquietudes religiosas”, disse Pe. Arriola.

“O surf tem um significado vital para quem o pratica que transcende o significado simplesmente esportivo. Para muitos, é um espaço de renovar as suas forças, de descanso e de desconectar-se do ritmo agitado do dia a dia, de encontro com a natureza e de experiência religiosa. Por isso, para nós, esta é uma linda oportunidade para explicitar mais, e em comunidade, este significado vital do surf”, explicou.

O sacerdote assegurou que realizarão outras atividades à medida que avança o verão, pois o encontro Aloha, “sem dúvida, é uma experiência muito positiva, valiosa e enriquecedora para todos nós que participamos e nos deixou com vontade de mais no coração”.

Confira também: