O Bispo de Querétaro (México), Dom Faustino Armendáriz, denunciou que desconhecidos entraram na igreja de São José e roubaram o sacrário com o Santíssimo Sacramento.

Em um comunicado publicado em 20 de janeiro, o Prelado assinalou que os delinquentes também roubaram outros objetos sagrados da secretaria da paróquia, localizada na comunidade de São José Buenavista, na delegação Santa Rosa Jáuregui, no estado de Querétaro.

Segundo a imprensa local, os funcionários responsáveis pela limpeza da paróquia descobriram que a paróquia havia sido roubada em 18 de janeiro e informaram o pároco. A polícia municipal também foi notificada. A Procuradoria Geral do Estado começou a investigar o caso.

"Infelizmente, esse tipo de comportamentos lamentáveis estão se tornando cada vez mais frequentes em nossa Diocese. É o reflexo de uma sociedade secularizada e da profunda decomposição da ordem social em nosso país", lamentou Dom Armendáriz.

O Prelado precisou que esses roubos são "atos sacrílegos contra o maior tesouro que nós, católicos, temos: a Santa Eucaristia".

"Este novo ato fere a nossa sensibilidade religiosa; por isso, como pastor diocesano, peço a todos os sacerdotes que em cada uma das paróquias, templos e oratórios realizem atos de desagravo, com a celebração da Eucaristia ou a exposição prolongada de adoração ao Santíssimo Sacramento", assinalou.

Segundo o bispo de Querétaro, o roubo sacrílego também é "uma oportunidade para refletir sobre o inestimável dom da presença do Senhor Jesus na eucaristia".

"Tornemos este agravo uma oportunidade de reparação. Que esta ofensa seja ocasião para despertar e manifestar o nosso amor a Jesus Cristo e renovar a nossa fé e devoção à Santa Eucaristia, fonte e cume da vida cristã", exortou.

Além de pedir aos responsáveis pela segurança um maior esforço em seu trabalho, o Prelado pediu aos fiéis que rezem "ao Senhor Jesus pelo arrependimento e pela conversão das pessoas que sem temor de Deus, se atreveram a realizar este tipo de ações tão tristes e dolorosas".

O Bispo também pediu aos responsáveis pelas igrejas para aumentarem a segurança e proteção adequada dos sacrários, conforme estabelece no Código de Direito Canônico.

Confira também: