Na tarde de sexta-feira, 19 de janeiro, depois do encontro com as autoridades, sociedade civil e o corpo diplomático, o Papa Francisco fez uma visita de cortesia ao presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, no Salão dos Embaixadores do Palácio do Governo.

Em suas palavras diante das autoridades civis, Kuczynski deu as boas-vindas ao Pontífice “a esta casa para que nos renove a fé, não por 30 anos, porque não quero esperar 30 anos, mas agora nos dê um impulso para a paz e o diálogo”.

Ao término do encontro, entre os presentes oferecidos pelo presidente peruano ao Santo Padre, observou-se uma “Cruz de Caminho” ou de caminhante e um retábulo ayacuchano, criado pelo filho do artista que fabricou um retábulo semelhante para o Papa São João Paulo II na década de 1980.

Em seu discurso às autoridades, o Pontífice incentivou a proteger a Amazônia e a trabalhar unidos para derrotar o “vírus” da corrupção.

“Quanto mal faz, aos nossos povos latino-americanos e às democracias deste abençoado continente, este ‘vírus’ social! É um fenômeno que tudo infeta, sendo os pobres e a mãe-terra os mais prejudicados”, disse.

A reunião aconteceu no Palácio do Governo, por volta das 17h (hora local) e durou aproximadamente de 15 a 20 minutos.

Em seguida, o Papa iniciou seu percurso para a Igreja de São Pedro, no Centro de Lima, onde teve um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus do país.

Confira também: