O presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e Arcebispo de Valladolid, Cardeal Ricardo Blázquez, encerrou no último dia 8 de janeiro o Ano Jubilar de Caravaca da Cruz, em uma Missa presidida na Basílica Menor-Santuário da Vera Cruz.

“Para a glória e exaltação de Nosso Senhor Jesus Cristo; para testemunho do amor misericordioso de Deus pela humanidade; para aumento da fé e da vida cristã no povo fiel; declaramos encerrado e damos graças a Deus pela celebração do terceiro Ano Jubilar Perpétuo na Basílica-Santuário da Santíssima e Vera Cruz de Caravaca”, assegurou o Purpurado.

Também indicou que “o Lignum Crucis (lenho da Cruz) é, para todos os caravaquenhos e para toda a Diocese, o sinal mais excelente do amor misericordioso de Deus, que nos convocou a uma verdadeira tarefa evangelizadora”.

Durante a homilia, o Cardeal Blázquez enfatizou que este Ano do Jubileu foi “uma chamado à consciência cristã”.

A Cruz de Caravaca também é conhecida como a Vera Cruz, um fragmento do madeiro no qual Jesus morreu. É uma das relíquias que se venera no mundo com mais devoção.

Além disso, o Cardeal explicou que a morte na cruz, que naquela época era “o suplício mais infame e cruel”, mais tarde se tornou em “uma cruz gloriosa” diante da qual se prostram os fiéis.  Um símbolo, assegurou o Purpurado, “pelo qual se entregou a nós voluntariamente aceitando o suplício da cruz”.

Por isso, garantiu que o Ano Jubilar de Caravaca foi “uma oportunidade para acolhermos a misericórdia inesgotável de Deus” e que se trata de “uma meta de peregrinações, onde os cristãos, com bom instinto evangélico, buscam o Senhor crucificado e são estimulados ao seu seguimento”.

Por sua parte, o Bispo de Caravaca-Murcia, Dom José Manuel Lorca Planes, destacou que “foi uma experiência fantástica” e que a metade da arrecadação que se teve durante o ano será destinada a ‘Proyecto Hombre’ (Projeto Homem), uma iniciativa dedicada à reabilitação de pessoas com dependência química e outros vícios.

Segundo informou o presidente da Região de Murcia (Espanha), Fernando López Miras, o Ano Jubilar de Caravaca da Cruz foi encerrado com o triplo de peregrinos em relação à sua edição anterior em 2010.

Durante este Ano Jubilar, foram expedidas cerca de 14 mil credenciais do peregrino, também conhecidas como “caravaquensis”.

O Ano Jubilar de Caravaca da Cruz foi concedido por São João Paulo II em 1998 e é celebrado a cada sete anos.

Confira também: